sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

POETA MINEIRO VAI LANÇAR POESIA SOBRE O MAR EM SALVADOR

LIZANDRA MUNIZ - 21/02/2024 15:20

O poeta mineiro Cláudio Bento lançará o livro “Sagração do Oceano”, no dia 16 de março, às 19h, no Cuco Bistrô, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho. No mesmo dia, a psicóloga Anne Quaresma, conterrânea e amiga de Cláudio, também vai lançar a obra “O uso do crack e as estratégias de redução de danos”, fruto de sua dissertação de mestrado. A expectativa de ambos em relação ao evento, é a melhor possível.

Para muitos mineiros, o mar é um “acontecimento”. Por esse motivo, o poeta Cláudio Bento “disseca o oceano através de reminiscências” que se confundem com sua infância vivida numa pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, onde sonhava com o mar e fazia do rio que banhava sua aldeia um “oceano particular. Lúdico e lírico, o “Sagração do Oceano” transporta o leitor a um mundo onde o mar é o sonho quase possível do poeta.

“A intertextualidade está presente nos meus escritos porque um poeta só é verdadeiramente poeta quando lê e absorve a obra de outros poetas, mas minha inspiração maior está na memória dos quintais da infância da pequena cidade do interior de Minas onde nasci e também nos poemas confessionais que escrevo sobre o cotidiano e o que acontece ao meu redor”, declarou Cláudio Bento. “O ato de escrever sempre foi para mim um ato de redenção e salvação, além de ser a maneira mais eficaz de fazer com que a memória da infância seja revivida”, completou o poeta.

O público-alvo do lançamento de “Sagração do Oceano” é composto por admiradores da arte da escrita, especialmente pessoas que gostam de ler poesia. “O público que lê poesia no Brasil é muito restrito. Apenas seis por cento das editoras brasileiras publicam livros de poesia, mas o mais interessante é que quem consome esse tipo de literatura não só gosta, ama ou adora”, completou.

Cláudio Bento é autodidata, mas tem diplomas e certificados de cursos e oficinas literárias com renomados escritores nacionais e internacionais. Poeta, escritor, compositor, produtor cultural e orientador de cursos e oficinas literárias, o autor de “Sagração do Oceano” tem mais de 40 livros publicados. No início, suas poesias eram impressas em mimeógrafos. Desde então, o poeta já foi premiado em muitos concursos literários no Brasil e no exterior.

As obras que serão lançadas no Cuco Bistrô no próximo dia 16, já estão disponíveis em e-book e formatos físicos nos sites da Amazon, Magazine Luiza, Americanas, Submarino e das editoras Dialética (O uso do crack e as estratégias de redução de danos) e Arejo (Sagração do Oceano). No dia do lançamento, os interessados na aquisição dos livros autografados pelos autores poderão adquirir seus exemplares no Cuco Bistrô.

 

Foto: Guilardo Veloso

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.