segunda, 13 de maio de 2024
Euro 5.5652 Dólar 5.1588

MAURO VIEIRA CRITICA PARALISIA DA ONU EM CONFLITOS ARMADOS

LIZANDRA MUNIZ - 21/02/2024 17:45

Durante a primeira reunião de ministro das relações exteriores, nesta quarta-feira (21), o chanceler Mauro Vieira, disse que é inaceitável a paralisia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), com o número recorde de conflitos no mundo, que ele calculou em mais de 170.

“As instituições multilaterais não estão devidamente equipadas para lidar com os desafios atuais, como demonstrado pela inaceitável paralisia do Conselho de Segurança em relação aos conflitos em curso. Esse estado de inação implica diretamente perdas de vidas inocentes. O Brasil não aceita um mundo em que as diferenças são resolvidas pelo uso da força militar. Uma parcela muito significativa do mundo fez uma opção pela paz e não aceita ser envolvida em conflitos impulsionados por nações estrangeiras. O Brasil rejeita a busca de hegemonias, antigas ou novas. Não é do nosso interesse viver em um mundo fraturado”, disse o ministro.

Mauro Vieira também criticou o volume de gastos militares atuais, em detrimento dos investimentos em desenvolvimento social e meio ambiente.

“Não é minimamente razoável que o mundo ultrapasse – e muito – a marca de US$ 2 trilhões em gastos militares a cada ano. A título de comparação, os programas de ajuda da Assistência Oficial ao Desenvolvimento permanecem estagnados em torno de US$ 60 bilhões por ano – menos de 3% dos gastos militares.”

(Correios)

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.