domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SE EXCEDEU NO CARNAVAL? VEJA COMO O VINAGRE PODE AJUDAR A COMBATER A RESSACA

João Paulo - 16/02/2024 06:00 - Atualizado 16/02/2024

Carnaval já começou e o Nordeste inteiro é pura folia. Porém, o trabalho continua, apesar de todas as festas na rua, e o dia seguinte após os excessos pode ser terrível. Dor de cabeça, dor nos olhos, mal estar, dor no estômago, náusea, boca seca, sede e falta de apetite são alguns sintomas clássicos da ressaca. Para brincar o carnaval, algumas dicas são importantes: alimentação equilibrada, ingestão de bastante água até mesmo considerar tomar shots elaborados com vinagre Minhoto, que podem ajudar na recuperação do corpo.

Mas, afinal, o que é a ressaca? “Após consumir uma quantidade maior de álcool do que o organismo é capaz de metabolizar, o indivíduo pode sentir estes sintomas. Por ser uma substância diurética, o álcool provoca desidratação, aumento na concentração de álcool no sangue e o trabalho excessivo do fígado, pâncreas e estômago, responsáveis por tornar as substâncias menos tóxicas”, explica a nutricionista Tamara Ferreira.

Para dar uma mãozinha ao organismo e ajudar a diminuir os efeitos da ressaca, a ingestão de líquidos e uma alimentação equilibrada são fundamentais. “Deve-se aumentar a ingestão de água, água de coco ou sucos e alimentos ricos em líquidos, como melancia, melão e abacaxi. É indicado o consumo de gorduras boas, como castanhas e oleaginosas, além de alimentos folhosos verde-escuros como rúcula, espinafre e couve, que são ricos em magnésio e ácido fólico”, indica a especialista.

Alimentos com ação anti-inflamatória e desintoxicante, como o gengibre e o açafrão, também podem favorecer o trabalho do organismo. Em relação ao consumo de carnes durante a ressaca, o ideal é deixar as carnes vermelhas de lado e optar por carnes de fácil digestão, como frango e peixe, assadas, cozidas ou grelhadas. Já as frituras e o consumo de açúcar, também devem ser evitados.

O vinagre Minhoto, ingrediente comum no armário da cozinha, também pode ajudar na recuperação. “Por ser obtido através de um processo de fermentação acética do álcool etílico, vinho tinto, vinho branco ou frutas, o vinagre é um líquido rico em ácido acético, que pode ser utilizado de diversas formas, além de temperar e conservar os alimentos”, explica Christina Campos, coordenadora química do vinagre Minhoto.

“Este ácido acético presente no vinagre, se consumido em quantidades adequadas, favorece a digestão dos alimentos e ajuda no combate à ressaca”, complementa a nutricionista Tamara. A profissional indica o consumo de uma ou duas colheres de sopa de vinagre em shot ou no tempero de saladas. “Ao acordar, a dica é preparar uma mistura com uma colher de vinagre, 100 ml de água, uma colher de açafrão e o sumo de meio limão. Isso também contribui para o trabalho do fígado”, recomenda.

Além do ácido acético, os vinagres de vinho tinto ou de vinho branco têm ainda outro benefício contra a ressaca, pois possuem ação antioxidante. “Como são feitos a partir da uva e preservam os polifenóis presentes nessa fruta, este tipo de vinagre promove ação antioxidante e contribui no combate aos radicais livres que foram originados no consumo do álcool”, acrescenta a profissional de nutrição.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.