sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA INICIA RETIRADA DE TAPUMES INSTALADOS PARA CARNAVAL

Victoria Isabel - 16/02/2024 09:59

Com o fim da folia de momo na capital, os trabalhos para preparar a cidade para as demais atividades do ano já tiveram início. Ainda na última quarta-feira (14), a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) deu início a retirada de tapumes que foram instalados para proteger patrimônios históricos e prédios públicos de Salvador durante o Carnaval.

A proteção por tapumes é uma ação preventiva para o resguardo do patrimônio público e realizada pelo setor de carpintaria da Seman. O serviço é essencial e realizado todos os anos.

A retirada do material já foi realizada em alguns prédios públicos municipais. Alguns deles foram os prédios da Secretaria de Gestão (Semge), do Palácio Thomé de Souza, da Câmara Municipal de Salvador, da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Dívida Ativa. Este ano, a pasta instalou para o período 120 pontos de tapumes.

Concomitante a realização do serviço, a Seman realizará também a reinstalação do mobiliário urbano retirado para preservação das áreas e ampliação do espaço, além da revisão da rede de drenagem e recuperação da infraestrutura pública danificada. Dentre os itens de mobiliários que serão repostos estão bancos modulares, caqueiros, cachepôs e balizas.

O titular da pasta, Lázaro Jezler, destacou a importância da realização do serviço para a cidade. “Executamos o isolamento de prédios, jardins, vidraças, itens do mobiliário urbano que não podem ser retirados e monumentos de destacado valor histórico e cultural. Como o trabalho não para, iniciamos, ainda na Quarta-feira de Cinzas, a remoção dos materiais dos locais tapumados. Os locais foram protegidos por folhas de compensado (OSB) ou metálicas sobre estruturas armadas com ripas e ripões”, finalizou.

Vandalismo – De acordo com a pasta, neste ano o índice de reposição de tapumes, por furtos ou vandalismo, foi nulo. No Carnaval de 2023 a Seman registrou 35 furtos de folhas de OSB, material usado para proteção das áreas.

Fotos: Ascom/Seman

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.