sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JERÔNIMO RODRIGUES PRESTIGIA CARNAPORTO EM CÂNDIDO SALES, DESTACANDO IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E TURÍSTICA PARA O INTERIOR

Victoria Isabel - 14/02/2024 08:40

Nesta terça-feira (13) de Carnaval, o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o interior da Bahia, marcando presença no último dia do Carnaporto, em Cândido Sales, no sudoeste baiano. O evento teve início no sábado (10) e contou com uma extensa programação cultural, incluindo shows de diversos artistas, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), que também direcionou recursos para mais de 70 municípios do interior baiano.

O governador ressaltou a relevância desse apoio para as festividades no interior do estado, enfatizando o impacto positivo na geração econômica e turística para as cidades, como Cândido Sales. “Este ano, lançamos o Carnaval do Interior em Lençóis e escolhemos Cândido Sales para prestigiar o Carnaval do Interior e demonstrar que, enquanto o Carnaval de Salvador está com todo o gás, queremos ressaltar a importância do Carnaval também para municípios como este. É fundamental não só para a geração de renda, mas também para promover a cultura e evidenciar a força que o Interior possui”, destacou Jerônimo.

O governador pontuou ainda os investimentos da Secretaria de Segurança Pública para garantir a realização da festa. “Além das atividades culturais, nós temos a segurança pública. As pessoas quando se dirigem para um evento como este, a primeira coisa que perguntam é se tem segurança. Eu posso ir com tranquilidade? E nós investimos aqui para que a Polícia Militar, a Polícia Civil, o DPT e o Corpo de Bombeiros, toda a força de segurança aqui, em parceria com a prefeitura, garantam esses investimentos”, concluiu o governador.

Acompanhando os foliões pelas ruas do Porto de Santa Cruz, ao som de marchinhas de carnaval, Jerônimo assistiu à apresentação de uma roda de capoeira com o grupo Energia da Terra e visitou barracas no circuito da festa. No Balneário, que compõe a área de lazer com piscina e equipamentos recreativos, o governador experimentou um banho de cascata ao lado do prefeito da cidade, Maurilio Lemos.

O Carnaporto acontece no Histórico Balneário Porto de Santa Cruz desde 1982 e é um dos principais destaques do calendário de festividades carnavalescas da região, atraindo turistas do sudoeste baiano e norte mineiro. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, enfatizou a diversidade das manifestações culturais durante o carnaval da Bahia, espalhadas em todas as zonas turísticas. “Aqui em Cândido Sales, o Carnaporto é uma festa muito importante na zona turística Caminhos do Sudoeste. Isso incrementa o turismo no Estado, movimenta a cadeia econômica, gera emprego e renda, além de mostrar aos visitantes essa diversidade própria da Bahia”.

A programação desta terça-feira (13) ainda contempla uma variedade de atrações musicais, a partir das 16h, com apresentações de Pedrinho do Piseiro, Taysson Ferraz, Betão e Banda, Chcletão, Tubarão, Yuri Viana, Calcinha Preta, Megatron e Venenos da Paixão.

O Carnaporto em Cândido Sales, além de celebrar a tradição carnavalesca, representa uma importante oportunidade para a promoção da cultura local e para o fomento do turismo na região. O professor e secretário da Administração do município, Hélio Fortunato, pontuou a importância do incentivo do Estado à festa. “O investimento do Governo fortalece ainda mais essa interiorização da festa carnavalesca, que ajuda muito as comunidades, e esse aqui é um ponto estratégico do Carnaval da Bahia. Espero que aqui seja agora um roteiro turístico. E a oportunidade é de crescimento para essa grande festa aqui no Porto Santa Cruz”.

 

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.