quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

CATADORES COLETAM MAIS DE 174 TONELADAS DE MATERIAL RECICLÁVEL NO CARNAVAL 

LIZANDRA MUNIZ - 14/02/2024 17:39

Cerca de 174,8 toneladas de material reciclável foram coletados pelos catadores e catadoras durante o Carnaval de Salvador. O número representa 17% a mais do que obtido em 2023.

Foram 101,2 toneladas de alumínio e outras 73,5 toneladas de plástico/pet interceptados pelos catadores nas ruas. Essa quantidade de material reciclável resultou em uma renda aproximada de R$ 580 mil, que foram distribuídos entre os 2.437 catadores e catadoras presentes na folia, de acordo com a produtividade individual.

A ação faz parte do dentro do projeto EcoFolia Solidária, cujo objetivo é gerar inclusão e renda para os catadores, catadoras e fortalecer a inclusão das cooperativas na cadeia produtiva da reciclagem, ao mesmo tempo, em que promove impacto positivo no meio ambiente.

Neste ano, foram montadas 10 centrais de coleta nas adjacências dos circuitos Dodô, Osmar e Sérgio Bezerra, coordenadas por 16 cooperativas, para onde os catadores levavam o material reciclável catado. Depois da pesagem, o catador recebia na hora, em dinheiro, pelo quilo do material catado.

Agora, todo o material recolhido vai ser armazenado pelas cooperativas que esperarão o melhor momento para vendê-lo com as indústrias que reaproveitam o plástico e o alumínio.

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, celebrou o resultado da ação. “O principal projeto que fazemos [durante o Carnaval] é o EcoFolia Solidária. Foi um sucesso. O número de trabalhadores foi cerca de 32% a mais que no ano passado. Em 2023 eram 1840, esse ano foi 2.437 trabalhadores [catadores]. A tonelagem de materiais retirados do circuitos, nós saímos de 149 toneladas para 174 toneladas, um aumento de 17%, que é, então, uma coisa que está se consolidando cada vez mais o EcoFolia Solidária como grande instrumento de geração do Trabalho Decente e de acolhimento desta população vulnerável que são as catadoras e catadores”.

(Correios)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.