sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ARTISTAS E EMBAIXADORA DE GANA PARTICIPAM DE TRIO DO MUZENZA NO CARNAVAL DE SALVADOR

LUIZA SANTOS - 14/02/2024 16:07

A Embaixadora de Gana, Abena Busia, e duas dançarinas do grupo Samba Ghana participaram do Trio do Muzenza que desfilou no circuito Campo Grande, nesta terça (13 de fevereiro). O Muzenza é um bloco de afro, nascido no bairro da Liberdade em Salvador (BA), inspirado no legado cultural dos jamaicanos e suas mensagens libertárias.

O grupo Samba Ghana foi fundado por Akua Apraku, uma ganesa que aprendeu e ensina a dança do samba no país africano. Vestidas com trajes que representam as escolas de samba, Akua e a dançarina Faustina Odame, se apresentaram ao lado dos cantores e da banda percussiva do Muzenza.

Em um verdadeira fusão de ritmos e culturas, as dançarinas do Samba Ghana combinaram movimentos do samba carnavalesco, com coreografias de seu país de origem, ao som do samba-reggae do bloco afro-baiano.

“É muito emocionante estar aqui e ver essa celebração. Vim de uma família de mulheres fortes e empoderadas e quero conhecer o mundo e levar um pouco da nossa representação”, conta a ganesa Akua Apraku, que já se apresentou em escolas de samba no Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes no trio do Muzenza, ngela Guimarães, Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi); e os empresários do Republic Bar and Grill, Raja e Kofi Owusu-Ansaha, apresentando os saborosos e coloridos drinks Ko Kro Ko. A bebida, que é famosa no bar ganense, conquistou o público baiano durante a programação do Camarote Casa de Gana em Salvador (BA).

Durante seis dias a Casa de Gana participou do carnaval de Salvador com uma programação que misturou arte, história, gastronomia, moda e cultura. Nesse período, o Camarote Casa de Gana ficou instalado no Vale do Dendê (Pelourinho).

Os visitantes puderam conhecer o legítimo kente, tecido que se origina dos Reis Ashanti de Gana; experimentar bebidas e comidas típicas do país; dançarem ao ritmo de músicas africanas, além de terem a oportunidade de fazer o teste de ancestralidade, desenvolvido pela Genera e Brafrika Viagens

A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes de Cultura de Gana em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live, conta com produção executiva assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções e apoio da Prefeitura de Salvador.

Unindo suas raízes ancestrais, Gana e Bahia tem fortalecido laços de cooperação e intercâmbio na cultura, educação, comércio e turismo. O Camarote Casa de Gana é a segunda iniciativa que integra uma programação cultural em grandes datas comemorativas de Salvador (BA). A primeira foi no Festival Afrofuturismo, em novembro de 2023.

Foto: Nathane Santana

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.