domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROJETOS CULTURAIS RECEBEM INCENTIVOS PARA PROMOVER DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

João Paulo - 25/10/2023 06:20 - Atualizado 25/10/2023

Shows, espetáculos teatrais e todas as manifestações artísticas e culturais estimulam os sentidos, ampliam o conhecimento e movimentam o mercado local. Para contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e econômico de comunidades baianas, as parcerias públicas e privadas são importantes e, com esse objetivo, a Acelen,empresa de energia e gestora da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$2 milhões em projetos incentivados pelo Faz Cultura e Faz Atleta, neste ano de 2023.

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA),maior festa literária do Norte e Nordeste, que acontece em sua 11ª edição, de 26 a 29 deste mês de outubro, é um dos projetos incentivados pela Acelen, que também apoia a 1ª Edição do Recôncavo Instrumental, que se propõe a fazer um encontro de músicos internacionais, na sua maioria de origem africana, com a produção musical da Bahia; e o Fronteiras do Pensamento, que reúne pensadores brasileiros e internacionais em ciclos de conferências sobre temas importantes da atualidade.

A diretora executiva da Fundação Hansen Bahia, realizadora da FLICA, Vanessa Dantas, afirma que as parcerias e investimentos são essenciais para a Flica acontecer.”Com a Acelen, pudemos levar as atividades de extensão, por meio dos colóquios e seminários Flica, para mais três municípios, além de Cachoeira. Fizemos em São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, permitindo que a população já pudesse viver um pouco da experiência. Tudo isso movimenta a economia, especialmente do Recôncavo, e por isso agradecemos à Acelen pela sensibilidade às questões da educação, cultura, literatura e artes”.

“Somos uma empresa de energia e acreditamos que podemos fazer sempre o melhor, impactando positivamente a vida das pessoas por meio de nossas ações de ESG (ambiental, social e de governança corporativa). Além de participar ativamente da transição energética no Brasil, atuamos para gerar oportunidades e apoiar o desenvolvimento do país e das comunidades locais. Flica, Recôncavo Instrumental, Fronteiras do Pensamento e outros eventos que incentivamos nos permitem contribuir para a difusão da cultura, das artes, da literatura e do conhecimento”, declara Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais, de Comunicação e ESG da Acelen.

Recôncavo Instrumental

A Bahia vai ser palco da 1ªedição do Festival Recôncavo Instrumental entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro. O evento celebra a diversidadedeidiomasclássicosdamúsicamundialunindo grandes instrumentistas ecompositores da África ocidental, Saara, Haiti, Oriente médio, Bahia e Brasil. O projeto, que acontece nas cidades de Salvador, Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde,Cachoeira, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara, é realizado pelo Instituto Populardo Recôncavo (IPR) e conta com o patrocínio da Acelen, através da lei de incentivoda Fazcultura do Governo da Bahia.

Aaberturadofestival, que tem direção artística da pianista brasileira Simone Leitão,acontecenodia28 de outubro, no Museu de ArteModerna (MAM), juntamente com o projeto JAM no MAM, às 18h. A programação completa do evento está no site www.reconcavoinstrumental.com e nas redes sociais no perfil @reconcavoinstrumental.

Fronteiras do Pensamento

A temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento, no Teatro Sesc da Casa do Comércio, será nos dias 30 e 31 de outubro, com o tema “Manifestos para o século XXI”.  O objetivo é propor reflexões sobre grandes pensadores que incentivam a tomada das próprias decisões. O projeto é realizado pela Caderno 2 Produções, Delos Bureau uma empresa DC Set Group e tem o patrocínio da Acelen, através da lei de incentivo da Fazcultura do Governo da Bahia.

O Fronteiras do Pensamento retorna para Salvador pela 10ª vez e recebe, nesta edição, três grandes intelectuais internacionalmente reconhecidos: Sidarta Ribeiro, neurocientista, biólogo, professor titular e cofundador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;  jornalista mexicana Lydia Cacho, com mais de 30 anos de carreira, 23 livros e duas mil matérias publicadas, com 64 prêmios entre os mais importantes do Continente; e Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e uma das maiores especialistas brasileiras em relações parentais.

Foto Divulgação Flica: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica é um dos projetos culturais incentivados pela Acelen

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.