Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, em uma reunião no Palácio do Planalto. Ele chegou à Presidência da República juntamente pela ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade.
Adhanom visita o Brasil para participar do lançamento do “Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente”, iniciativa do Ministério da Saúde com o objetivo de eliminar doenças que afetam fortemente populações em situações de vulnerabilidade social como tuberculose, malária, HIV e hanseníase. O evento está programado para esta quarta-feira (7).
De acordo com fontes do Ministério da Saúde, Adhanom conversará com Lula sobre o complexo industrial da saúde. O Ministério lançou em setembro do ano passado novas estratégias para o desenvolvimento da indústria de saúde no país.
Durante a pandemia, aumentou a preocupação com o sucateamento da indústria nacional e a alta dependência de insumos básicos do exterior, sobretudo da China e da Índia.
(G1)
Foto: Divulgação