domingo, 05 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

MEC ADMITE FALHA NA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS PROVISÓRIOS DO SISU

Emilly Lima - 02/02/2024 18:35 - Atualizado 02/02/2024

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, nesta sexta-feira (2), a divulgação não autorizada de resultados preliminares do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em comunicado à imprensa, o MEC informou que os resultados provisórios estiveram disponíveis por 25 minutos na manhã de 30 de janeiro. A pasta afirmou que a divulgação não autorizada está sendo investigada.

“A divulgação não autorizada dos resultados provisórios ocorreu durante 25 minutos na manhã do dia 30 de janeiro. A situação está sendo rigorosamente investigada”, diz a nota do MEC.

A pasta ainda destaca que “o sistema é seguro e os resultados oficiais não são alterados”. O MEC ressalta que os candidatos não selecionados na chamada regular têm até o dia 7 de fevereiro para entrar na lista de espera, manifestando interesse.

No dia 30 de janeiro, a Agência Brasil chegou a noticiar a divulgação dos resultados com base nas informações disponíveis no site do Sisu. No entanto, minutos depois, a reportagem foi contatada pela assessoria do MEC, que informou que os resultados ainda não estavam oficialmente disponíveis. Foi quando essas informações deixaram de estar acessíveis.

A divulgação não autorizada gerou frustração entre estudantes em todo o país. Nas redes sociais, muitos relataram ter acessado a página do Sisu em 30 de janeiro e visto que foram aprovados para vagas em universidades e instituições públicas de ensino superior.

No entanto, no dia seguinte, quando o MEC anunciou oficialmente a divulgação dos resultados, esses candidatos descobriram que haviam “perdido” a vaga, e seus nomes não apareciam na lista de aprovados da primeira chamada. A situação foi classificada por eles como o fim de um sonho e causou frustração. Alguns estudantes também relataram episódios de ansiedade.

Entenda o caso

Na manhã de 30 de janeiro, estudantes relataram ter consultado a página do Sisu e visto que haviam sido aprovados para vagas em universidades públicas na primeira chamada de 2024. Na noite do mesmo dia, o MEC anunciou o adiamento da divulgação dos resultados para 31 de janeiro, citando “problemas técnicos no sistema”. No final da tarde de 31 de janeiro, o MEC divulgou o resultado definitivo dos selecionados na primeira chamada.

A partir desse ponto, os candidatos passaram a relatar nas redes sociais que seus nomes não constavam na lista de aprovados, como havia ocorrido no dia anterior. Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (2), o ministério admitiu a divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. O MEC destaca que os resultados oficiais não serão alterados, e os estudantes não selecionados na primeira chamada podem ingressar na lista de espera até 7 de fevereiro, com validade para todo o ano.

Foto: Arquivo Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.