A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ocorrerá em 2025, mas o tema tem sido discutido na Casa desde novembro do ano passado. O motivo é que, os deputados aliados ao atual chefe do legislativo, Adolfo Menezes (PSD), estão tentando viabilizar uma PEC da Reeleição para assegurar a permanência do pessedista na cadeira da Alba.
Menezes já está na presidência da Casa há dois anos, e, por isso, não pode tentar uma nova eleição, devido a uma alteração na lei estadual proposta pelo próprio, que determina o fim da reeleição por mais de dois anos.
Durante a retomada dos trabalhos da Casa, que acontece nesta quinta-feira (1º), Menezes disse que o assunto, para ele, não é considerado importante e contou que a pauta deverá ser reatada após o carnaval pelos parlamentares.
“Não. Quem diz se é prioridade ou não, são os deputados. O presidente nem votar, vota. Essa iniciativa é de colegas deputados, tiveram 48 assinaturas e eu acredito que quando voltarmos, realmente, depois do carnaval vão ver qual o desejo dos deputados”, disse.
Ao ser questionado se pretende conceder a medida, o presidente brincou com os jornalistas e pontuou: “estou querendo ultrapassar o meu ex-colega, Marcelo Nilo (Republicanos)”. Nilo presidiu a Casa por dez anos.
(Portal A Tarde)
Foto: Lula Bonfim