sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SIMULADO PREPARATÓRIO PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO CARNAVAL ACONTECE NESTA QUINTA (1º)

LUIZA SANTOS - 31/01/2024 17:04

Quem passar pelo Farol da Barra às 11h nesta quinta-feira (1º) poderá acompanhar de perto a realização de um simulado preparatório para atendimento às ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval de Salvador. A inciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), coordenada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), visa o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais, capacidade de comunicação e respostas, além do entrosamento para atuação conjunta dos serviços de saúde e demais órgãos envolvidos na folia momesca.

Para a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, a atividade preparatória é de suma importância para qualificar o atendimento. “Com essa ação podemos analisar o funcionamento do nosso trabalho em situações de extrema pressão, entender o que planejamos, colocar em prática, testar seu funcionamento e termos conhecimento daquilo que podemos melhorar em estratégias de salvamento, para fazermos um trabalho assertivo”, destaca.

Os profissionais envolvidos simularão o atendimento de 50 foliões após terem sido atropelados por um trio elétrico sem freio. Durante a atividade serão utilizadas cinco motolâncias e 10 ambulâncias do Samu para auxiliar nos primeiros socorros às vítimas e encaminhamento para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. “Nossa equipe está em constante aprimoramento para que possamos proporcionar o melhor atendimento aos foliões”, afirmou o coordenador do Samu, Ivan Paiva.

Outros órgãos também estão envolvidos na megaoperação simulada, como a Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil (PC-BA), Polícia Técnica, Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Grupamento Aéreo da PM-BA (Graer) e Vigilâncias Sanitária e Ambiental.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.