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CARNAVAL 2024: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA PREFEITURA DURANTE A FOLIA

Emilly Lima - 31/01/2024 16:34 - Atualizado 31/01/2024

O Carnaval de 2024 em Salvador contará com uma série de serviços inovadores e melhorias para os foliões, conforme detalhado pelo Município nesta quarta-feira (31). Entre as iniciativas, estão inclusos um serviço de WhatsApp informativo (número: (71) 98791-3420), oferta de wi-fi gratuito nos circuitos, uma linha expressa gratuita de ônibus entre a Lapa e o Calabar, e novos pontos designados para solicitar carros por aplicativo, além de medidas de fiscalização do Direito do Consumidor.

Segue a lista completa dos serviços oferecidos durante o Carnaval:

Tecnologia:
– Criação de um WhatsApp (71 98791-3420) para divulgação de serviços municipais e informações específicas do Carnaval.
– Disponibilização de wi-fi gratuito nos circuitos.
– Utilização de Inteligência Artificial para fornecer informações e recomendações sobre a festa.

Saltur (Empresa Salvador Turismo):
– 10 postos operacionais e 150 fiscais de controle e coordenadores de fluxo.
– Vistoria de 140 trios elétricos por 11 órgãos, monitorados por GPS e 50 câmeras.

Transporte público:
– 140 linhas de ônibus operando nos circuitos.
– 126 linhas funcionando 24 horas.
– 72 ônibus na linha Lapa-Calabar, operando gratuitamente 24 horas entre 8 e 14 de fevereiro.

Táxis, mototaxistas e carros por aplicativo:
– 7.283 táxis em 18 pontos.
– 1.200 mototaxistas credenciados em oito pontos.
– Cinco pontos designados para carros por aplicativo.

Elevador Lacerda:
– Funcionamento 24 horas, gratuito, entre 6h30 do dia 08/02 e 19h do dia 14/02.

Plano Inclinado Liberdade/Calçada:
– Funcionamento gratuito das 6h às 22h, entre 08/02 e 13/02.
– Retorno à operação normal em 14/02 às 12h.

Demais ascensores (Gonçalves, Pilar e Taboão):
– Funcionamento das 7h às 17h nos dias 08, 09 e 10/02, fechado nos dias 11, 12 e 13/02.
– Retorno à operação normal em 14/02 às 12h.

Expresso Carnaval:
– 150 veículos com ar-condicionado a R$18 por trecho (ida ou volta), em cinco linhas.

Transalvador:
– 15 portais de acesso, 15 painéis luminosos e 997 profissionais de plantão.
– 111 barreiras fixas e móveis nos circuitos.
– Cinco zonas e 12 subzonas restritas aos moradores.
– Faixas exclusivas para ônibus e táxis nas imediações dos circuitos.

Saúde:
– 157 leitos totais, 15 módulos de saúde e 20 ambulâncias.
– 10 postos de vacinação, 12 motolâncias e duas ambulanchas.
– Seis equipes de cirurgia bucomaxilofacial, 163 médicos e 1.950 profissionais de plantão.

Sedur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo):
– Responsável pelo licenciamento e fiscalização de instalações em áreas públicas ou privadas.

Ambulantes:
– Licenciamento de 4.110 vendedores ambulantes.
– 13,5 mil postos de trabalho para o comércio informal.

Banho de mar:
– 213 salva-vidas de plantão em sete postos da Salvamar 24h, entre Barra/ Ondina.

Iluminação:
– Instalação de 5 mil projetores, com 150 técnicos e cerca de 1.1 mil postes a mais nos circuitos.

Direito do consumidor:
– Seis equipes com 33 servidores fiscalizando circuitos, bairros, camarotes, venda de abadás e hotelaria.

Guarda Municipal:
– 1.060 guardas de plantão, 75 veículos e 13 bases avançadas de segurança.
– Central de monitoramento, base operacional móvel e dez elevados.
– Pontos de devolução de documentos (Achados e Perdidos) em três locais.

Limpeza:
– 3 mil funcionários da Limpurb de plantão, com 218 equipamentos e oito centrais de apoio ao catador.
– 3.3 mil sanitários químicos nos circuitos oficiais e nos bairros.

Social:
– Campanha contra o trabalho infantil e de proteção aos animais.
– Ingressos para arquibancadas no Campo Grande trocados por doações.
– Dois Centros de Referência e Atenção à Mulher (CRAM) montados para atuar na folia.
– Atendimento a até 600 crianças em cinco centros de acolhimento.

Observatório:
– Cerca de 100 servidores observarão questões relacionadas a discriminação racial, LGBT+ e violência contra a mulher.
– Posto central no Campo Grande e mirantes nos circuitos.

Prevenção:
– Equipes da Secretaria Municipal de Manutenção, da Defesa Civil e das Prefeituras-Bairro de plantão.

Turismo:
– Receptivo bilíngue e informações ao turista em pontos estratégicos.
– Ações nos hotéis, pousadas, restaurantes e shoppings.
– Expectativa de receber 1 milhão de turistas e mais 1 milhão de baianos.

Calor:
– Estratégias de climatização, postos de hidratação, distribuição de protetor solar e bebedouros.
– Monitoramento diário da temperatura.

Meio Ambiente:
– Neutralização de grande parte das emissões de gases de efeito estufa, pela primeira vez na história do Carnaval.

Pontos de táxi, mototaxis e carros por aplicativo:
– Diversos pontos estratégicos pela cidade.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

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