Dois shoppings da capital montaram espaços temáticos de Carnaval para que pequenos empreendedores possam ofertar serviços e garantir uma renda extra no período. O Salvador Shopping firmou uma parceria inédita entre o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, a Central Única das Favelas na Bahia (CUFA-BA) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais – Sepromi. Até 13 de fevereiro cerca de 20 afroempreendedores ocupam três espaços em uma ‘collab’ de Carnaval, com a oferta de serviços e a comercialização de produtos.
São três espaços temáticos, no piso G2: Espaço Beauty (produção de turbantes, tranças, maquiagem e penteados), Customização (fantasias e abadás) e Acessórios (bijuterias, lenços, bolsas, pochetes, adereços, chapéus e sandálias) que tem como propósito fortalecer a mão de obra local e elevar a renda durante o período do Carnaval. “Este espaço de valorização é uma ação que amplia as possibilidades de visibilidade e oferta de produtos e serviços de referência que atraem o público do centro de compras e os turistas que estão visitando a cidade”, declara Marianna Muniz, gerente de Marketing do Salvador Shopping.
No Salvador Norte, o Circuito da Folia fica no piso L1, onde o folião encontra serviços de maquiagem, penteados com acessórios e customização de abadá. Os serviços são oferecidos por seis jovens que concluíram esses cursos no Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM, que atua oferecendo formações gratuitas.
O espaço terá um profissional de cada área se revezando no atendimento ao cliente, entre os dias 08 e 13/02, no horário de funcionamento do shopping. “Acreditamos que é uma boa oportunidade de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por estes jovens em um período de grande fluxo do shopping. Além disso, agregamos oferta desses serviços que são muito procurados nesta época, por nossos clientes”, explica Renan Lopes, gerente de marketing do Salvador Norte.
Taila dos Santos, 20 anos, moradora de São Cristóvão, trabalha com penteados há 2 anos e terá sua primeira experiência atendendo em shopping no Salvador Norte. “Minhas expectativas são altas, quero poder atender um grande número de pessoas e proporcionar a elas um novo visual para curtir a festa”, diz. Os penteados custarão a partir de R$50.
Sobre o IJCPM – O IJCPM é a vertente social do Salvador Shopping e do Salvador Norte que atua com iniciativas que visam contribuir com a formação escolar e cidadã e a empregabilidade de jovens moradores dos bairros do entorno dos dois shoppings. Em 2023, cerca de 2,5 mil jovens participaram dos cursos gratuitos oferecidas pelo Instituto e cerca de 350 foram inseridos no mercado de trabalho por meio do IJCPM.
As formações do IJCPM são direcionadas a jovens entre 16 e 24 anos, matriculados ou que finalizaram o ensino Médio em escolas públicas. “Nosso objetivo é oferecer cursos e oficinas práticas que permitam a estes jovens se especializarem e aproveitarem o calendário de festas e eventos da cidade para conseguir uma melhoria na renda e ampliarem a atuação no mundo do trabalho”, explica Michele Teixeira, coordenadora de Empregabilidade do IJCPM.
Possíveis fontes:
Nome: Marianna Muniz
Cargo/empresa: Gerente de Marketing do Salvador Shopping
Nome: Renan Lopes
Cargo/empresa: Gerente de Marketing do Salvador Norte Shopping
Nome: Márcio Lima
Cargo/empresa: Vice-presidente da Cufa Brasil e Presidente da Cufa Bahia
Nome: Tamires Santos
Cargo/empresa: Coordenadora de Empreendedorismo Negro da Sepromi
Nome: Michele Teixeira
Cargo/empresa: Coordenadora de Empregabilidade do IJCPM
Nome: Agatha Barbiegirl Santos
Cargo/empresa: Afroempreendedora de Cabelo | IJCPM e Sepromi
Nome: Taila dos Santos
Cargo/empresa: Empreendedora de Cabelo | IJCPM