domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.8917 Dólar 5.5988

FESTIVAL LEVA GRANDES NOMES DO AXÉ PARA UMA “FOLIA PÓS CARNAVAL” EM MORRO DE SÃO PAULO

Bruno Alves - 29/01/2024 19:31

Pelo segundo ano consecutivo, a Neoenergia Coelba é a patrocinadora master do Festival Morro de São Paulo, que ocorre no distrito Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, no município de Cairu

Os apaixonados pelo Carnaval da Bahia terão alguns dias para viver um pouco mais da folia. Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, acontece uma nova edição do Festival Morro de São Paulo, no distrito de Morro de São Paulo. Neste ano, o festival leva a “extensão” da festa de momo, com atrações como Luiz Caldas, Afrocidade, Jaú, Cheiro de Amor, Negra Cor, Filhos de Jorge, Batifun e outros. A Neoenergia Coelba é a patrocinadora master do evento, juntamente com o Governo do Estado, através do Fazcultura, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu.

 

O Festival Morro de São Paulo chega à sua sétima edição com três dias de shows gratuitos para moradores e turistas. Serão mais de 15 horas de uma experiência única com apresentações culturais locais. Os shows ocorrem na segunda praia da Ilha, em um palco 360º, durante a noite.

 

Um festival pela descarbonização

Além de muita energia, o patrocínio da Neoenergia Coelba une um dos principais valores da companhia – a sustentabilidade – ao festival. A relação direta com os cuidados socioambientais no Festival Morro de São Paulo começa com a descarbonização, uma das principais estratégias da Neoenergia. A redução das emissões de gases permeia o caminho da empresa ao longo de sua trajetória, prevendo a meta de zerar todos os níveis até 2050.

 

O Festival também caminha para a descarbonização através do crédito do selo Carbon Free, que calcula o índice de emissões de dióxido de carbono durante todos os três dias de evento. A cota de emissões registradas será mitigada pelo plantio de árvores executado pela empresa OCT – Organização de Conservação da Terra, situada em Pratigi, localidade próxima a Morro de São Paulo.

 

A Neoenergia já promove o incentivo a descarbonização atráves da música. No último ano a companhia iniciou uma parceria estratégica com os festivais Rock in Rio e The Town para promover soluções para descarbonização dos eventos. O proposito é o desenvolvimento de soluções que possam atenuar, ainda mais, o impacto ambiental de um dos maiores segmentos do entretenimento.

 

“O nosso patrocínio ao Festival Morro de São Paulo por mais um ano reflete nossa convicção de que a música é mais do que uma expressão artística; é também um poderoso veículo para transmitir a mensagem de sustentabilidade. Na Neoenergia, valorizamos o entretenimento que encanta, mas também contribui para o impacto social. É mais do que um apoio a um festival, é um patrocínio às iniciativas que buscam a descarbonização”, declara Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.

 

A sustentabilidade também está presente no descarte do material reciclável utilizado durante a festa. Os resíduos gerados serão direcionados a uma cooperativa local, responsável pelas etapas de coleta, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Essa gestão do material tem também um foco social, já que todos os trabalhadores da cooperativa residem no município de Cairu, contribuindo para a geração de empregos locais.

 

“A Neoenergia Coelba acredita que, por meio da música e do incentivo à economia criativa, é possível contribuir para o desenvolvimento da Bahia. Por isso, é simbólico o nosso patrocínio ao Festival Morro de São Paulo, que além do entretenimento, gera emprego para a comunidade deste importante ponto turístico. A ilha já foi palco de importantes entregas estruturantes da Neoenergia Coelba para o sistema elétrico. Agora, é a vez de levar a esse palco muita música e entretenimento, com sustentabilidade, que é um dos nossos propósitos”, destaca o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

 

Incentivo à economia local

Terceiro maior Pólo Turístico da Bahia, Morro de São Paulo está situado no Território de Identidade do Baixo Sul e integra o conjunto de ilhas da cidade de Cairú que, junto com Ilhabela (RJ), são os únicos municípios-arquipélago do Brasil. “Realizar o Festival de Morro de São Paulo é contribuir para o fortalecimento da Economia Criativa na região, gerando renda e dinamizando o turismo local”, aposta Márcia Mamede, realizadora do Festival.

 

O evento gera uma média de dois mil empregos indiretos e mais de uma centena de contratações diretas, entre fornecedores, artistas e prestadores de serviço, como vendedores ambulantes cadastrados, carregadores, guias de turismo, garçons, técnicos, entre outros. “A expectativa é de movimentarmos algo em torno de R$3,5 milhões por dia de Festival, revertido para a economia local. Gastos com transporte, alimentação, hospedagem e entretenimento”, declara Márcia Mamede.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.