terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.4939 Dólar 5.1195

PROJETO INVESTE NA RECUPERAÇÃO DE 26 NASCENTES NA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 25/01/2024 17:58

O projeto Nascentes do Oeste, é uma iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que está investindo na recuperação de 26 nascentes e sete veredas dos municípios de Angical, Barreiras, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, no Oeste da Bahia. Sustentado pela Aiba através do núcleo de Sustentabilidade, desde o seu início, a ação já recuperou aproximadamente 100 nascentes.

Em sua terceira etapa, a ação conta também com parcerias importantes, como produtores rurais, moradores das comunidades e prefeituras por meio das secretarias de Agricultura, Educação e de Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo preservar as águas e nascentes, de forma de garantir o uso equilibrado dos recursos hídricos.

Depois do processo de identificação e recuperação, são empregados diferentes processos de recuperação, a exemplo do Caxambú, que consiste na construção de uma caixa filtrante que protege a nascente, evitando que ela seja assoreada. Além disso, é necessário evitar o pisoteio do gado, assoreamento, desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e incêndios florestais, fatores que podem contribuir para a degradação das nascentes e veredas no Oeste da Bahia.

Artur Ribeiro, analista ambiental da Aiba, acompanha o projeto e explica que as ações de recuperação das nascentes contam com a construção de cercamentos visando a delimitação da APP para sua proteção. “Também a construção de cordão de contorno e barraginhas tem o intuito de conter processos erosivos, além de reflorestamento com mudas de árvores nativas do Cerrado e aplicação de métodos de recuperação”, pontua.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Divulgação/ Ascom Aiba

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.