domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BC LANÇA CONSULTA PÚBLICA COM PROPOSTAS DE NORMAS SOBRE RECUPERAÇÃO E RESOLUÇÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

LUIZA SANTOS - 24/01/2024 18:47

O Banco Central lançou consulta pública (CP) com propostas normativas sobre o processo de planejamento da recuperação e da resolução de instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pela Autoridade Monetária. A regulamentação também visa a disciplinar o conteúdo, a elaboração e a remessa ao BC do Plano de Recuperação e de Saída Organizada (PRSO). A CP ficará disponível, no site do BC, de 24 de janeiro a 08 de março.

As normas promovem maior aderência do Brasil às melhores práticas internacionais em matéria de resolução de instituições financeiras. Segundo as recomendações internacionais consolidadas no documento “Atributos Chave de um Regime de Resolução Efetivo para Instituições Financeiras”, do Financial Stability Board (FSB), em caso de inviabilidade irreversível, as instituições devem ser descontinuadas de forma ordenada, preservando-se as suas funções críticas – assim entendidas como aquelas atividades executadas para terceiros, cuja descontinuidade possa comprometer a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN), do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) ou da economia real, devido à dimensão de sua participação na oferta de mercado, às suas interconexões, à sua complexidade ou a outras situações que as impeçam de ser imediatamente substituídas pelo mercado – e evitando-se o uso de recursos públicos.

As propostas representam um significativo avanço na forma como as instituições financeiras se preparam para enfrentar eventuais situações de crise.

As propostas colocam em prática um processo contínuo de planejamento de recuperação e de resolução, exigindo que as instituições apresentem estratégias consistentes e testáveis para o restabelecimento da sua viabilidade, no caso da recuperação, e, em caso de inviabilidade irreversível, para que as instituições possam ser ordenadamente descontinuadas sem comprometer a estabilidade do SFN, do SPB e da economia real, no caso da resolução.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.