O Governo Federal divulgou, nesta segunda-feira (22), o Plano Nova Indústria Brasil, que vai disponibilizar R$ 300 bilhões em financiamentos destinados à nova política industrial até 2026 e beneficiará a Bahia. Em nota enviada ao Bahia Econômica, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, comemorou o anúncio.
“A Bahia, com seu perfil industrial intensivo em capital, tende a se beneficiar da política hoje anunciada, uma vez que demanda muitos investimentos em inovação, tecnologia, sustentabilidade e no processo de descarbonização. Essa é uma oportunidade de mudança de patamar para o nosso estado”, pontuou.
Passos afirma que o programa é fundamental para alavancar o setor industrial e levar o Brasil ao desenvolvimento sustentável.
“É um marco importante para a indústria ao recolocá-la no centro da estratégia de desenvolvimento e essencial para levar nosso o país para o caminho do crescimento sustentável, com mais investimento, produtividade, exportação, inovação e empregos”, destacou.
Segundo ele, o plano ainda está em construção e precisará da colaboração do setor empresarial. No entanto, ele adianta que o programa é positivo para a retomada da política industrial.
“Trata-se de um plano ainda em construção, que exigirá a participação do setor empresarial na sua elaboração e na sua implementação, para que as medidas propostas tenham sucesso. Na nossa avaliação, o cenário é positivo com a retomada da política industrial, anunciada com o Nova Indústria Brasil, que se junta a outras iniciativas já divulgadas pelo governo federal, dentre os quais o Programa Brasil Mais Produtivo e o Instrumento de Depreciação Acelerada”, disse.
Foto: Victoria Isabel/Bahia Econômica