A Prefeitura de Salvador lançou nesta segunda-feira (22), em parceria com o Esporte Clube Bahia, um projeto que irá oferecer aulas de futebol masculino e feminino a cerca de 1,5 mil crianças de escolas públicas da capital baiana diariamente. Por meio da iniciativa, chamada de Bora Bahêa Meu Bairro, o tricolor vai adotar 11 campos em Salvador para oferecer as atividades esportivas.
Os dois primeiros campos, localizados no Candeal e no Vale das Pedrinhas, foram adotados em eventos nos bairros com a presença do prefeito Bruno Reis e de representantes do Município e do Esquadrão nesta segunda. Meninos e meninas de até 14 anos podem participar, desde que sejam moradores destes bairros e estudem em escolas públicas. A ideia é estimular o desenvolvimento esportivo e social dos jovens, ao mesmo tempo em que o Bahia pode descobrir e formar novos talentos para a carreira futebolística.
Em discurso, o prefeito Bruno Reis afirmou que foram investidos pela gestão municipal quase R$13 milhões na implantação dos campos que passam agora a ser administrados pelo Bahia. O chefe do Executivo municipal celebrou a parceria e destacou o esporte como uma ferramenta de inclusão social. “Serão quase 1,5 mil crianças atendidas diariamente neste projeto. Eu tenho certeza que vocês vão ajudar a mudar o presente e futuro dessa garotada. No ano passado, a Prefeitura lançou o maior programa de esportes da história da cidade: o Bolsa Atleta. É impressionante a capacidade do esporte de influenciar decisivamente na vida das pessoas”, disse.
O prefeito ainda comentou o simbolismo de iniciar o projeto no Candeal. “O Candeal tem essa característica. Aqui, temos a parceria com a Pracatum e o nosso Carlinhos Brown, esse fenômeno da música e da cultura baiana. Tínhamos que começar aqui, no primeiro campo público de grama sintética da cidade”, disse Bruno. Segundo o gestor, atualmente a capital baiana conta com 33 campos de grama sintética e este número chegará a 100 até o final do ano.
Presente ao evento no Candeal, Carlinhos Brown afirmou que o bairro sempre foi um celeiro do futebol. “O Candeal é uma grande família, como o Bahia. Não à toa, agora o nosso prefeito é um candealense. Ele demonstrou a sua capacidade de liderança em fazer o que a nossa cidade mais precisa, que é dar continuidade ao que somos enquanto tradição”, disse.
Fotos: Betto Jr. / Secom