domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AGRICULTURA: PEQUENOS PRODUTORES BAIANOS TÊM AUMENTO MÉDIO DE 17% NA RENDA COM PROJETO DO SEBRAE

João Paulo - 22/01/2024 10:59

Os pequenos produtores rurais orientados pelo programa ALI Rural (Agente Local de Inovação) do Sebrae, registraram, em média, um aumento de 17% no faturamento em suas propriedades. Durante o período de setembro de 2022 a novembro de 2023, mais de 11 mil agricultores familiares participaram de treinamentos e receberam orientação em práticas de inovação e sustentabilidade, proporcionados pelo projeto.

O ALI Rural atua como um projeto de pesquisa e extensão sobre os negócios rurais em 22 estados do Brasil. O programa oferece aos pequenos produtores uma jornada em gestão em inovação por oito meses, proporcionada por uma metodologia aplicada pelos agentes locais de inovação. Segundo Ana Carolina Westrup, analista de inovação do Sebrae e gestora do ALI Rural, o que impulsionou o faturamento dos produtores foram as ações em inovação e a mudança de mindset (mentalidade) dos produtores rurais. “Das mais de 12 mil empresas rurais atendidas nos ciclos 1 e 2, 61% implementou ações de inovação nas suas propriedades”.

“Isso evidencia que os pequenos produtores introduziram, no seu cotidiano, as ferramentas que permitiram ampliar o seu faturamento, seja pela melhoria do produto, pelas novas formas de comercialização ou até pela adoção de controles gerenciais. O pequeno produtor amplia a sua visão de gestor com o ALI Rural, passando a se enxergar como empresário do seu negócio”, aala a gestora do projeto.

Na Bahia, o Sebrae tem dez escritórios regionais, em que todos contam com a atuação do ALI Rural, atendendo a todas as regiões do estado, com atuação de 19 bolsistas. “O estado da Bahia acompanhou o índice nacional, com 17% de aumento de faturamento e 61% de ações em inovação implementadas”, diz Ana Carolina.

A agente local de inovação, Mayara Cardozo, ressalta que o programa é uma ferramenta eficaz para promover o desenvolvimento das capacidades gerenciais, técnicas empreendedoras e de inovação, o que contribui para a melhoria da competitividade, aumento da produtividade e da renda dos produtores, além da redução dos impactos ambientais.

“É importante ressaltar que o sucesso do programa depende da participação ativa dos produtores rurais. Os produtores devem estar dispostos a se comprometer com o processo de inovação e a aplicar as recomendações dos agentes locais de inovação. Inicialmente, é realizado um diagnóstico e a partir dele montamos, junto com o empresário, um plano de melhorias com o intuito de melhorar a gestão, o processo produtivo, o marketing e vendas, além de reduzir custos e incentivar a inovação”, pontua Mayara.

Foto: Antonio Costa | Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.