domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VERÃO PEDE CUIDADOS ESSENCIAIS COM A SAÚDE PARA APROVEITAR MELHOR O PERÍODO

João Paulo - 19/01/2024 11:30 - Atualizado 19/01/2024

Dias ensolarados e as tão aguardadas férias andam juntos com o verão e o início de mais um ano, mas a atenção redobrada com a saúde não pode ficar de fora para quem quer aproveitar ao máximo. A estação mais quente do ano oferece momentos de lazer e descontração, mas é importante ficar atento aos cuidados gerais com a saúde e preservar o bem-estar, seja para quem vai ficar em casa descansando ou os que querem aproveitar para viajar. O checklist para o período começa pela atenção com a alimentação. É importante procurar consumir produtos mais saudáveis. Mantenha-se bem hidratado, tomando água mesmo sem ter sede, ajuda também a enfrentar o sol e o calor típicos dessa época.

“Tudo passa por uma boa alimentação e hidratação adequada. No verão, é comum que as pessoas se exponham mais ao sol e participem de atividades ao ar livre, o que requer uma atenção especial à nutrição. Optar por frutas, verduras e legumes frescos é um passo crucial para aproveitar o verão com saúde e energia”, explica Leonardo Demambre Abreu, coordenador médico da Amparo Saúde, do Grupo Sabin.

Seguindo nessa linha, também não custa nada passar o protetor solar antes de pegar aquele bronze, evitar a exposição ao sol no período entre 10h e 16h e priorizar a utilização de roupas leves. A proteção da pele contra os raios ultravioleta minimiza os efeitos da exposição direta ao sol, principalmente para prevenir queimaduras, riscos de câncer de pele e envelhecimento precoce. Além disso, ter esse cuidado ainda evita a vermelhidão na pele favorecendo o tão desejado bronzeado. “Os danos causados pela exposição solar inadequada podem ser irreversíveis. Portanto, incorporar o hábito de aplicar protetor solar regularmente e adotar roupas adequadas são medidas simples, mas essenciais para evitar problemas dermatológicos”, explica Abreu.

Ela também recomenda atenção especial com as pessoas mais suscetíveis ao calor, como é o caso de bebês e crianças, idosos, especialmente cardíacos e com pressão alta, pessoas doentes acamadas e portadores de doenças crônicas (cardiovasculares, respiratórias, mentais, renais, diabetes e alcoolismo).

Vacinação em dia

Na hora de planejar o roteiro, uma parte essencial dos preparativos é conferir com o médico se o calendário vacinal está em dia. Isso vale para evitar contratempos, por exemplo, na hora de visitar países que requerem imunização contra a febre amarela e também para evitar outras infecções preveníveis por vacinas.

Esse cuidado serve para a proteção individual e coletiva, já que a vacinação ainda ajuda no combate à propagação de doenças contagiosas; ou seja, os aspectos positivos são incontáveis. Atualmente, já existem inúmeras vacinas que protegem contra dengue, sarampo, coqueluche, hepatite, meningite e covid-19.

“As férias são momentos de lazer e descontração. Por isso, não vale a pena colocar os planos em risco por ter deixado de se vacinar antes. Vale reforçar que ter o calendário vacinal é importante até mesmo se for ficar em casa”, finaliza o coordenador médico da Amparo Saúde.

 

Foto: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.