sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LAURO DE FREITAS CELEBRA A FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS NESTE DOMINGO (22)

Victoria Isabel - 22/10/2023 09:00

Os pescadores e marisqueiras da colônia Z-57 de Lauro de Freitas, além de devotos, se preparam para, no próximo domingo (22), dedicar o dia a São Francisco de Assis. O santo é padroeiro e protetor de homens e mulheres que tiram do mar o alimento e sustento para suas famílias. A Festa de São Francisco de Assis tem início previsto para às 8h, com saída do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia. Às 9h30, a Barqueta saí do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão com destino à Praia de Buraquinho, onde, a partir das 12h30, acontecerá shows da banda Viola de Doze, do grupo Bankoma e do cantor João Barreto.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, André Pereira, enalteceu a data, que tem muita representatividade para os munícipes de Lauro de Freitas. “Essa é uma das festas populares de Lauro de Freitas que mantém viva a memória e a tradição do Padroeiro dos Pescadores. Além disso, a celebração que acontece há mais de 70 anos, faz parte do Calendário Cultural do Município e é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade”, detalhou o titular da pasta.

O presidente da colônia e organizador do evento, Anderson de Assis, falou sobre o evento. “Para domingo, a expectativa é a melhor possível. É uma tradição de décadas. Uma festa linda! Temos a nossa devoção, a devoção ao padroeiro. Seguiremos a procissão até Buraquinho, com Fanfarra tocando. É um momento muito legal. Aí quando acaba o cortejo vamos para a igreja fazer nosso pedido de proteção, pedir para que todos tenhamos uma boa pescaria. É uma festa que atrai muita gente, entre moradores e turistas. E como todo ano, esse é mais um que a gente trabalhou muito para melhorar ainda mais esse evento, que é especial”, contou o pescador.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.