sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA DIZ QUE IRÁ AO EGITO E ETIÓPIA PARA ‘RETRIBUIR DÍVIDA HISTÓRICA’ COM POVO AFRICANO

João Paulo - 19/01/2024 09:20 - Atualizado 19/01/2024

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou nesta quinta-feira, 18, em Salvador, que participará do Congresso da União Africana (UA) na Etiópia em fevereiro. De acordo com Lula, o Brasil precisa começar a retribuir a dívida histórica com o povo africano. Antes de ir à cúpula, que ocorrerá entre os dias 17 e 18 de fevereiro, o chefe do Executivo planeja embarcar do Brasil rumo ao Egito na noite do dia 13.

“O Brasil precisa, de uma vez por todas, começar a retribuir a dívida histórica que nós temos com o povo africano”, declarou Lula, em evento de assinatura do acordo de parceria firmado pelo governo federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Senai Cimatec para a criação do Parque Tecnológico, que será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador. “Como o Brasil é um país pobre que não pode pagar sua dívida em dinheiro, a gente paga em transferência de dinheiro, de política pública e tecnologia”, comentou.

Na ida à Etiópia, há a previsão de Lula ter um encontro bilateral com o presidente do país, Sahle-Work Zewde. A viagem do presidente, contudo, ocorre em um ano em que o foco do chefe do Executivo será em visitar os Estados brasileiros. A ideia da gestão petista, contudo, é que o presidente continue suas agendas internacionais e que isso não irá interferir nas viagens pelo País.

Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.