A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) iniciou nesta sexta-feira (19) as aulas presenciais do programa Geração SSA, voltado para qualificação profissional e empreendedora do público jovem da capital baiana, com idades de 16 e 25 anos. A primeira turma tem 1.074 alunos, distribuídos em quatro pontos da cidade: Estações Cidadania de São Marcos e de Itapuã, Escola Municipal Professor Milton Santos, em Valéria, e no Centro de Integração Familiar (Ceifar) do Cabula. O programa tem 3,6 mil inscritos e, no total, abrirá 6 mil vagas ao longo do ano.
Na aula inaugural, os alunos tiveram acesso a conteúdos do primeiro módulo do programa, como temas de autoconhecimento e inteligência emocional, gestão do tempo e produtividade, entre outros assuntos. Outros cinco módulos estão previstos para acontecer, totalizando 122 horas de aulas presenciais, além de vídeos, podcasts e de outros materiais digitais disponíveis para os participantes por meio do aplicativo Geração SSA.
“O programa possui quatro meses de capacitação, sendo todo híbrido. As turmas inscritas já começaram a estudar através da linguagem digital desde a última terça (16). Cada módulo tem cinco encontros presenciais, que é justamente para que os alunos tirem as dúvidas do que eles viram no on-line, e para trabalhar a questão do acolhimento, da aproximação”, explicou a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Duda Lomanto.
Os cursos também incluem mentorias ministradas por profissionais do mercado de trabalho. São tratadas trilhas de conhecimento para carreiras do futuro, como redes sociais e tecnologia; e as que atendem à demanda do mercado de Salvador, como saúde, turismo, construção civil e economia criativa.
(Corrreios)
Foto: Bruno Concha/Secom PMS