sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

SAIDINHA DE NATAL: 38 DE 311 DETENTOS NA BAHIA NÃO RETORNARAM PARA PRESÍDIOS

LIZANDRA MUNIZ - 18/01/2024 15:25

Dos 311 detentos com saídas temporárias concedidas pela Justiça em dezembro de 2023, 38 ainda não retornaram para o presídio, segundo a Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que os detentos que não retornaram são considerados foragidos e estão sendo procurados.

A saída temporária depende de fatores como: comportamento nos presídios; tempo de cumprimento de pena, sendo a partir de 1/6 para os primários e 1/4 para os reincidentes.

Aqueles acusados por crimes como estupro e latrocínio, por exemplo, não têm a saída liberada. Conforme a advogada criminalista Daniela Portugal, a tornozeleira eletrônica pode ser instalada nos detentos durante a sua saída temporária, mas não é uma medida obrigatória.

Isso ocorre porque nem sempre o Estado vai ter quantidade suficiente das tornozeleiras e o benefício não pode ser negado por falta do material. “A ausência da tornozeleira pode permitir o não retorno, porque ela faz com que o Estado tenha a localização de GPS daquela pessoa. Ainda que ela venha a romper essa tornozeleira, o Estado terá o horário e o raio (localização) em que isso aconteceu”, avaliou a advogada.

(iBahia)

 

 

Foto: Sinspeb / Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.