domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NEOENERGIA COELBA REMOVE 268 TONELADAS DE FIOS DE TELECOMUNICAÇÕES INSTALADOS DE FORMA IRREGULAR NOS POSTES EM 2023

LIZANDRA MUNIZ - 18/01/2024 14:58

As ações da Neoenergia Coelba para remover os fios de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes da Bahia alcançaram resultados significativos em 2023. No ano passado, os técnicos da distribuidora removeram 268 toneladas de cabos de telecomunicações em todo o estado, o que representa um volume recorde da história. Em relação a 2022, houve um aumento de 40%.

As operadoras são responsáveis pela manutenção dos cabos, já que são as proprietárias das redes. No entanto, devido aos perigos que os fios irregulares representam para a população e para o fornecimento de energia, a Neoenergia Coelba mantém equipes dedicadas exclusivamente para remover essas situações, atuando de forma preventiva todos os dias na Bahia.

Além dos cabos, os funcionários da empresa também retiraram aproximadamente 11 mil caixas de internet inadequadas dos postes, uma média de 30 por dia. “Esses equipamentos instalados à revelia da Neoenergia Coelba são os principais responsáveis por chamas em fiações, pois não são produzidos com material adequado e dentro deles há os chamados “Ts” ou “benjamins” e switchs, que podem causar um curto e dar início ao incêndio. Este é um dos principais motivos para as nossas ações, focadas na segurança da população”, destacou Gabriel Oliveira, gerente de Processos de Rede da Neoenergia Coelba.

A maioria das irregularidades encontradas é causada por empresas de telecomunicações que não têm contrato com a Neoenergia Coelba. Essas operadoras instalam os fios à sua maneira, sem seguir as normas de segurança exigidas. Na Bahia, a Neoenergia Coelba estima que 85% das companhias aprovadas pela Anatel para atuar na Bahia não possuem um contrato com a distribuidora.

(Correios)

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.