O Trovão e o Rio é um livro sobre separação, saudade, mas também sobre acolhimento e empatia. Escrito e ilustrado pelo baiano Bito Teles, o texto é um apólogo cheio de simbolismo e convida o leitor a refletir sobre seus sentimentos. ”A leitura provoca uma reflexão sobre todos estes sentimentos, abordados de forma poética. E o mais importante: abre espaço para conversas necessárias”, comenta o autor.
A obra será lançada no próximo sábado (20), na Caramurê – Café, Arte e Livros, na DOCA 1 – Comércio, a partir das 16h. O evento intitulado Feijoada Literária, ofertará às famílias uma deliciosa tarde de lazer e cultura. No cardápio: sessão de autógrafos, contação de história e bate-papo com o autor.
Na história, o temido Trovão esbraveja do céu, enquanto que uma nuvem corajosa tenta descobrir o porquê desta poderosa força da natureza estar se sentindo tão sozinha. “A primeira versão de O Trovão e o Rio terminei em maio de 2019. Foi um exercício numa mentoria de escrita com o mestre Celso Sisto. Nos últimos quatro anos, fui lapidando o texto e cuidando da história para que ela chegasse até aqui”, relembra o escritor.
Durante todo processo, Bito conta que tinha clareza sobre o imaginário que queria ressaltar com as ilustrações. “Depois de muitos estudos e aprimoramentos com a técnica de aquarela, e conversando com o grande amigo e pintor André Cerino, consegui alcançar o projeto gráfico e as ilustrações que ajudariam a contar a história, permeando-os de um olhar fotográfico para imprimir dimensão e efeitos diferentes para as imagens”, conta.
Embora o livro tenha sido criado com foco nas crianças da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a reação dos adultos ao lerem a obra é de encantamento. “Fico feliz ao ver que leitores estão tendo uma resposta muito emotiva e madura, de quem sabe o valor das lembranças. Do ponto de vista das crianças, meu desejo é que elas se sintam acolhidas na descoberta de um novo e turbulento sentimento”, compartilha.
Foto: Rafael Zart