domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO NA BAHIA, RIO E SP CONTRA QUADRILHA QUE FALSIFICA CHARUTOS CUBANOS

Victoria Isabel - 17/01/2024 11:56

Policiais civis cumprem 27 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo em uma ação de combate à falsificação de charutos cubanos. A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) realiza a Operação Cuba Libre com o apoio de policiais civis dos dois estados. As informações são do G1.

Os policiais apreenderam charutos falsificados, insumos para a produção, telefones celulares e computadores. De acordo com os investigadores, a estrutura da quadrilha era organizada com uma divisão de tarefas nítida para a produção e venda do material falso aos clientes, que acreditavam estar comprando charutos cubanos originais.

Segundo a corporação, a investigação começou a partir de uma notícia-crime protocolada por uma empresa, que é a única distribuidora de charutos cubanos do país. No documento, a companhia informava um dos locais de venda dos produtos falsificados no Rio de Janeiro.

Ainda segundo a reportagem, no local, os agentes apreenderam um telefone celular e 12 caixas de charutos cubanos que, após perícia, ficou comprovado que eram falsificados.

Depois da análise dos dados no aparelho, foi possível identificar a participação de dois homens no caso. Com a ajuda de escutas nos telefones deles, os policiais identificaram outras pessoas que integravam a organização criminosa. A investigação mostrou que o grupo usava charutos de qualidade inferior e produzia anilhas como as das marcas Cohiba, Monte Cristo, Partagas, Habanos, Monterrey e Romeu e Julieta. Assim, o material era vendido aos consumidores como se fossem originais.

O esquema de produção contava com um homem responsável apenas por produzir artes gráficas usadas nos charutos falsificados, se valendo da parceria com gráficas no Estado de São Paulo para produzir as anilhas falsas.

De acordo com as investigações dos policiais, os donos das empresas estavam cientes de que estavam produzindo material para charutos falsificados. Segundo os policiais da DRCPIM, um cubano era responsável pela produção das caixas falsificadas. Um outro cidadão cubano é o dono de duas tabacarias em São Paulo e uma na Bahia onde também eram comercializados os charutos falsos. Uma funcionária dele era a responsável por forrar as caixas.

foto: reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.