Em novembro de 2023, a alta geral das vendas na Bahia (4,0%), frente ao mesmo mês do ano anterior, foi resultado de crescimentos em 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui automóveis, material de construção e do atacado de alimentos). O maior impacto positivo no resultado geral do estado veio, mais uma vez, dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registraram o segundo maior crescimento das vendas (8,2%), mas têm o maior peso na composição do varejo baiano.
Em novembro de 2023, as vendas do segmento mostraram o sexto crescimento consecutivo (em alta desde junho de 2023) e acumulavam avanço de 4,5% no ano. A segunda maior colaboração para o crescimento do comércio baiano em novembro/23, frente a novembro/22, veio dos combustíveis e lubrificantes, cujas vendas tiveram a maior alta (9,3%) no varejo restrito. Foi o segundo resultado positivo consecutivo do segmento, que, no ano de 2023, até novembro, acumulava avanço de 13,5% nas vendas.
Por outro lado, dentre as três atividades com quedas nas vendas, no comparativo entre novembro 23/ novembro 22, livros, jornais, revistas e papelaria (-46,3%) tiveram mais uma vez a maior retração e deram a principal contribuição no sentido de puxar o desempenho do varejo baiano para baixo. A atividade cai seguidamente há dez meses (desde fevereiro de 2023). A segunda principal contribuição negativa para o resultado geral do varejo veio de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,8%).
Por sua importância na estrutura do comércio no estado, o desempenho dessa atividade, que inclui as vendas dos grandes varejistas on-line, teve mais impacto do que o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, segmento que mostrou a segunda queda mais profunda no mês (-23,1%).