Com edições anuais realizadas no Shopping Piedade, empreendimento certificado com o Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Samba Vivo acontece este ano de 05/01 a 09/02, na Praça Central, piso L2. O evento tem como foco ressaltar a cultura de matriz africana em Salvador para fomentar os blocos afros, indígenas e afoxés que desfilam no Carnaval da capital baiana, com programação gratuita de atividades artísticas e culturais composta por exposições, apresentações, bate-papos e oficinas.
Nesta terça-feira, 16/01, às 15h, acontece a Roda de Conversa “Políticas públicas de apoio à cadeia produtiva dos segmentos afro, afoxé e índio”, que traz um bate-papo sobre a preservação e salvaguarda destas instituições, em processo continuo, em Salvador, com as participações da diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Maylla Pita, do diretor do Bloco Afro Ilê Aiyê, Edmilson Lopes das Neves, do presidente do Bloco Commanches do Pelô, Jorginho Commancheiro, e a coordenadora do Afoxé Filhos do Congo, Janaina Chapinan.
Na quinta-feira, 18/01, às 15h, será realizada a Semifinal do Concurso Realeza Momesca com um bate-papo sobre a importância da inclusão sóciocultural da pessoa idosa e a apresentação dos candidatos a Rei Momo, Rainha e Miss Simpatia do Bloco Quero ver o Momo. De acordo com a idealizadora e produtora do projeto, nesta edição especial de 10 anos serão resgatados elementos e parcerias que formaram a história do projeto ao longo dessa década, impulsionando a cultura negra carnavalesca tão presente na formação do povo baiano.
O Samba Vivo também possui alguns desdobramentos, como a “Expo Bahia Matriz” – exposição itinerante de fantasias carnavalescas de blocos de matriz africana que desfilam no carnaval de Salvador – e o balcão “Samba Vivo Box”, localizado no piso L4, ao lado do Palco, para a venda de ingressos e fantasias para o Carnaval 2024.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SAMBA VIVO
RODA DE CONVERSA – POLÍTICAS PÚBLICAS DE APOIO À CADEIA PRODUTIVA DOS SEGMENTOS AFRO, AFOXÉ E ÍNDIO
– Ementa: Bate-papo sobre a preservação e salvaguarda destas instituições, em processo continuo, em Salvador.*
– Quando: 16/01 (terça-feira), às 15h
– Participantes: Diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Maylla Pita; diretor do Bloco Afro Ilê Aiyê, Edmilson Lopes das Neves; presidente do Bloco Commanches do Pelô, Jorginho Commancheiro; e a coordenadora do Afoxé Filhos do Congo, Janaina Chapinan.
– Entrada: Gratuita
Foto: Divulgação/Ilê Aiyê