As empresas de pagamento: PagSeguro, Mercado Pago, Stone e PicPay, terão que justificar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, supostas cobranças disfarçadas de juros nas compras realizadas em parcelas sem juros. A secretaria investiga denúncia da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que acusa as empresas de práticas abusivas aos consumidores.
De acordo com a denúncia, os estabelecimentos estão cobrando mais caro pelos clientes das maquininhas independentes de cartões do PagSeguro, Mercado Pago e Stone, cobrando juros remuneratórios sem a transparência necessária.
A Febraban informou que as carteiras digitais da PicPay e do Mercado Pago incluem juros remunerados em transações parceladas. Essa prática contraria as normas de carteiras digitais.
Conforme a denúncia, as companhias criaram um produto denominado “Parcelado Sem Juros Pirata”, em que cobram juros dos consumidores, mas registram na fatura do cartão de crédito como se fosse uma modalidade de parcelamento sem juros.
(Correios)
Foto: Agência Brasil