VELOCIDADE E CONFIANÇA AMPLIAM VENDAS ON LINE

VELOCIDADE E CONFIANÇA AMPLIAM VENDAS ON LINE

A rapidez e a confiança na entrega são os critérios mais valorizados pelos consumidores que realizam compras on line. Isso foi o que mostrou a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC. Em segundo lugar na ordem das preferências estão a facilidade de encontrar os itens em que se está interessado e a capacidade de ver uma gama de produtos mais ampla que na loja física, ambas com 29%.

Boas políticas de devolução são levadas em conta para 28% dos consumidores pesquisados. O ranking segue com os seguintes atributos: Disponibilidade dos itens em estoque (22%); ofertas de edição exclusiva e limitada, associações ou programas de fidelidade online (22%); disponibilidade de avaliações de outros consumidores (20%).

A sócia da PwC Brasil, Helena Rocha destaca que, apesar da reabertura do comércio e do retorno gradual das atividades, as compras por meios digitais se fortaleceram como hábito de consumo durante a pandemia (especialmente para as gerações mais novas) e devem tornar a Black Friday deste ano uma das mais digitais de todos os tempos. “Boa parte dessas transações acontecerão por meio do grande companheiro do brasileiro durante a pandemia: o celular. Ele passou a ser o principal canal de compras de 30% da população no último ano, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021 da PwC”, diz.

Para reforçar a afirmativa, a representante da PwC cita uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que projeta o faturamento 25% maior para o período, no comparativo com 2020. “O consumidor procura valor em toda jornada que começa. A equação de valor vai desde achar o que ele quer, na hora que ele quer, até receber com tranquilidade para poder usufruir dessa jornada”, completa Helena.