Ferramenta que ajuda os contribuintes baianos a solucionarem suas dúvidas referentes aos serviços do fisco estadual, o Balcão Virtual, canal de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), ultrapassou em 2023 a marca de 160 mil atendimentos, facilitando o acesso a informações e solução de problemas. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, a plataforma possui 67,6% dos atendimentos registrados com a pontuação 5, considerada ótima na pesquisa de satisfação.
O atendimento remoto funciona a partir da interação por videoconferência entre a equipe de atendentes da Sefaz-Ba e é um serviço personalizado que pode ser acessado por meio de canal on-line disponibilizado no www.sefaz.ba.gov.br. A comunicação com os atendentes se dá por meio do aplicativo de comunicação Microsoft Teams, que pode ser acionado via computador, notebook, celular ou tablet.
Em 2023 a Emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) liderou o ranking de serviços mais solicitados, com mais de 29 mil atendimentos. Orientações relacionadas à legislação tributária estadual no canal exclusivo de Plantão Fiscal registraram mais de 26 mil atendimentos. As orientações sobre Nota Fiscal Avulsa (NFA) acumularam uma média de 19 mil atendimentos e a emissão de IPVA teve mais de 11 mil solicitações.
Com uma média de 500 atendimentos diários, que duram entre seis e sete minutos, o serviço integra o projeto Sefaz 100% Digital, que foi implantado durante a pandemia de Covid-19, expandindo os canais de atendimento à população de forma rápida e prática.
“O objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, explica o diretor de Atendimento da Sefaz-Ba, Moisés Piropo Júnior.
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