sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

USO DE BODYCAMS POR PMS NA LAVAGEM DO BONFIM É ADIADO PELO GOVERNO DA BAHIA: ‘SÓ EM MARÇO’

Emilly Lima - 10/01/2024 19:09

A implementação das câmeras corporais em policiais militares durante a Lavagem do Bonfim, programada para quinta-feira (11), foi adiada. O governador Jerônimo Rodrigues justificou o atraso nesta quarta-feira (10), mencionando que o equipamento é de origem norte-americana e possui requisitos a serem atendidos antes do uso. A licitação para as câmeras corporais foi concluída em dezembro do ano passado, e 200 bodycams serão doadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Conforme informações divulgadas nesta quarta-feira (10) pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a distribuição das câmeras aos policiais está programada para iniciar no mês de março, totalizando 1.100 bodycams.

No mês de dezembro, o Diário Oficial do Estado publicou que a empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática venceu a licitação para a aquisição das câmeras. Será investido um montante superior a R$ 23 milhões no equipamento, que terá a função de captar, transmitir, armazenar, gerir e custodiar evidências digitais obtidas durante atividades e diligências.

O secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, destacou a redução no número de mortes violentas e ressaltou que o investimento em inteligência foi crucial para a diminuição dos índices.

“Investimos muito nessa questão de inteligência, de investimento para que a gente possa direcionar o policiamento para minimizar erros, para minimizar exposições. Tudo isso para que nós possamos dar a melhor condição de trabalho ao nosso policial nesse enfrentamento diário das facções criminosas”, declarou.

Em relação aos dados divulgados, foram realizadas 19 operações em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público em 40 cidades baianas. O balanço total inclui 40 pessoas presas, cumprimento de 160 mandados de busca e apreensão, execução de 40 mandados de prisão, apreensão de 115 armas de fogo e recuperação de R$ 764 mil.

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.