O secretário estadual de segurança, Marcelo Verner, anunciou nesta quarta-feira (10) o esquema de segurança para a Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira (11). Segundo o secretário, os festejos vão contar com 102 câmeras de segurança, sendo 15 de reconhecimento facial, espalhadas ao longo do circuito. Além disso, dois mil polícias e bombeiros estarão engajados na ação.
Um helicóptero do Graer estará realizando patrulhamento aéreo durante todo o evento. O esquema de segurança vai contar também com a utilização de plataformas de observação elevada e drones. Além disso, haverá ativação do Centro de Comando e Controle, onde 16 órgãos municipais, estaduais e agências prestadoras de serviços permanecerão durante toda a operação para garantir celeridade no atendimento de qualquer ocorrência.
Ainda de acordo com o secretário, três delegacias especiais serão colocadas ao longo do percurso. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) foi reforçada, assim como a Delegacia do Bonfim. A Polícia Militar contará com 25 postos elevados de observação e o Corpo de Bombeiro fará o patrulhamento marítimo, além do atendimento em terra. Ao todo, foram investidos R$ 680 mil na operação, entre equipamentos, logística e escalas de profissionais para garantir a segurança.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesine, informa que quatro postos do Corpo de Bombeiros farão a distribuição de água para aquelas pessoas que estejam precisando. O coronel, no entanto, alerta à população que leve água para a festa.
Crédito: Nara Gentil/CORREIO