segunda, 22 de julho de 2024
Euro 6.114 Dólar 5.6094

‘TEMOS UMA CIDADE NEGRA QUE NUNCA TEVE UM PREFEITO NEGRO ELEITO’, DIZ KLEBER ROSA SOBRE SALVADOR

Emilly Lima - 09/01/2024 17:03 - Atualizado 09/01/2024

O pré-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), declarou que a capital baiana possui uma “forte identidade racial” com 85% da população negra, mas nunca elegeu nas urnas um prefeito negro.

O Psolista, que também é cientista social, defende que “candidatos brancos” costumam utilizar durante as campanhas “elementos identitários” da população negra como jingles de arrocha, de pagode, e a contratação de apresentadores negros para os programas eleitorais para tentar criar uma “proximidade”, uma “sensação de representatividade” com a população negra. A entrevista foi concedida à rádio Metrópole nesta terça-feira (9).

Rosa ainda afirmou que nas eleições de 2022 para a disputa do Palácio de Ondina, teve candidato que “simulou” ser negro para tentar conquistar votos dos negros.

“Teve um candidato nas eleições para governador que fez até bronzeamento artificial para tentar falsear a sua verdadeira identidade. Sendo que, na verdade, são candidatos que não possuem nenhum compromisso com a população mais pobre, vulnerável, e negra da nossa cidade”, acrescenta.

Foto: Marcus Musse/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.