Na Bahia, o início do ano é caracterizado pela variedade de clima do estado, o que proporciona condições favoráveis para o cultivo de diversas espécies de frutas ao longo do ano. De acordo com engenheiros agrônomos, as frutas que estão em destaque na safra baiana nos primeiros meses, é a uva, com período de janeiro a março, e o coco, com pico em janeiro, mas é preciso cuidados para uma boa produção.
Engenheiro-agrônomo e consultor técnico em fruticultura irrigada, José Anchieta Pionório, enfatiza a relevância da diversidade climática na agricultura baiana e reforça o manejo adequado que os produtores devem adotar no primeiro semestre para aprimorar a nutrição e saúde das plantas, visando uma produtividade excepcional. “Temos que fracionar as adubações via solo, redobrar os cuidados com a drenagem da água em excesso no interior dos pomares”.
“Para a cultura do coqueiro, por ser mais tolerante a um período de maior umidade do solo, uma atenção específica e maior. Para o cultivo da videira, o excesso/falta de água, pode diminuir muito o potencial produtivo das plantas. Isso ocorre justamente porque a água é o meio onde há diluição dos adubos aplicados e nesse, onde as raízes absorvem os nutrientes”, ressalta o engenheiro.
O secretário estadual de Agricultura, Wallison Tum, alerta que se houver excesso de chuvas e temperaturas elevadas, os produtores devem ter cautela com algumas enfermidades causadas por fungos. “A ocorrência de chuvas no início do ciclo da uva, por exemplo, favorece o ataque de fungos, principalmente nas folhas jovens, durante a floração e dificulta a fecundação e causa o aborto das flores e, no final da maturação, pode proporcionar a ruptura e a podridão das bagas”.
(Portal A Tarde)
Foto: