Membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) e ex-secretário da Saúde do município de Jequié, o deputado municipalista Hassan (PP) externou sua preocupação com a atual situação da Fundação Hemoba, que revelou estar nesse momento com estoque crítico de sangue em todo o estado. “Precisamos exercitar o espírito natalino e o amor ao próximo e apoiar a campanha que o Hemoba está realizando para reverter esse quadro”, disse Hassan através de sua rede social, incentivando seus apoiadores a doar sangue.
Citando informações do Hemoba, Hassan frisa que, historicamente, no final do ano a fundação percebe uma queda de aproximadamente 20% no número de voluntários à doação, comparada com a média anual. Além disso, o aumento do fluxo nas estradas e o risco de acidentes de trânsito elevam a necessidade de transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares. “E nesse momento, com a chegada das festividades de réveillon, a Fundação Hemoba precisa garantir o estoque, principalmente para os tipos sanguíneos O+, O- A+, B+, B-“, detalha o deputado, acrescentando que “sua doação pode salvar vidas”.
Esta semana, as unidades da Hemoba no interior do estado manterão seu funcionamento regular de terça a sexta-feira. Na capital, as unidades móveis estarão atendendo no Salvador Shopping e no Shopping da Bahia de 26 a 29 de dezembro, das 8h às 17h, e no sábado (30) das 8h às 16h.
Para atender aos doadores que não podem comparecer ao hemocentro em horário convencional, algumas unidades realizarão o último “Sabadão Solidário” do ano. Em Feira de Santana, o ponto de coleta estará aberto no próximo dia 30, das 8h às 13h. Na mesma data, o Hemocentro de Barreiras também estará de portas abertas, das 8h às 12h. Em Salvador, a sede da Fundação Hemoba, localizada na ladeira do Hospital Geral do Estado, realizará o “Sabadão” das 7h30 às 13h.
Foto – Euro Amâncio