domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EMPRESAS AÉREAS DECOLAM E VOLTAM AO PATAMAR PRÉ-PANDEMIA

João Paulo - 29/12/2023 06:58

As empresas aéreas vão fechar o ano com motivos pra comemorar. 2023 está sendo mais movimentado nos aeroportos desde antes da pandemia. O passageiro voltou, mas reclama do preço alto das passagens. Para as empresas aéreas o aumento no movimento de passageiros é definido como um momento de retomada. Em 2023, o setor voltou ao patamar da pré-pandemia. De janeiro a novembro, foram mais de 102 milhões de passageiros voando dentro e para fora do Brasil, um aumento de 7,5% em relação a 2022.

Mas uma retomada que está pesando na inflação e no bolso do consumidor. O aumento acumulado das passagens em 12 meses foi de 36,45%. “2023 é o ano que consolida a nossa retomada, mas consolida num ambiente de custos muito diferente, mais pressionado, 60% dos custos do setor aéreo são dolarizados, boa parte disso, 40% dos custos são relacionados em combustível da aviação. Nós temos trabalhado e dialogado bastante com o governo por uma agenda estruturante que nos permita – permita às empresas – ampliar sua oferta, trazer mais aeronaves, ter mais acentos disponibilizados.”, diz Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, em entrevista ao Jornal Nacional.

Quem está de mala na mão e cabeça lá no destino espera melhores serviços, mais pontualidade e transparência nas informações. “Remanejou a gente pra outro voo, sendo que a gente nem sabia”, relata uma mulher. “Adiantaram o voo e por falta de comunicação a gente perdeu”, conta o operador de corte de malha José Damião. Passagem mais barata também é desejo de ano novo. A médica Cintia Acosta Melo, por exemplo, gostaria de visitar mais a família. “Antes da pandemia, a gente conseguia visitar bastante eles, pegar promoção de passagens, agora está impossível. A gente consegue só nas férias mesmo programando com muita antecedência. O preço está bastante salgado”, conta ela.

Foto: Antônio Cruz – Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.