sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CAIXA PODE RETOMAR A VENDER LOTERIA INSTANTÂNEA, CONHECIDA COMO RASPADINHA

LIZANDRA MUNIZ - 29/12/2023 15:08

Depois de quatro anos em que o governo federal tentou conceder à iniciativa privada o direito de explorar comercialmente a Lotex, loteria instantânea popularmente conhecida como “raspadinha”, o Ministério da Fazenda concedeu novamente autorização à Caixa para retomar o serviço.

Um decreto do Ministério da Fazenda, que está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28), autoriza o banco estatal a explorar a Lotex por dois anos, “em caráter transitório”. O prazo começa a vigorar a partir da emissão dos primeiros bilhetes do produto e pode ser estendido.

A Caixa comercializou a raspadinha entre os anos 1960 e 2015, quando o modelo de apostas foi suspenso por ordem da Controladoria-Geral da União (CGU), que alegava a ilegalidade da prática adotava do país.

Em 2018, alterações legais permitiram que o serviço fosse outorgado à iniciativa privada e retomado. Após realizar dois leilões que não atraíram interessados e flexibilizaram as exigências iniciais, o governo federal conseguiu concedeu o consórcio Estrela Instantânea o direito de explorar o serviço por 15 anos. Na época, o governo federal estimava que, em 15 anos, a arrematante faturaria entre R$ 112 bilhões e R$ 115 bilhões com a venda dos bilhetes da raspadinha. Desse total, 16,7% seriam destinados aos cofres federais, com a promessa de serem aplicados em cultura, esporte e segurança pública.

(Correios)

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.