sexta, 21 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

MAIORIA DAS PARADAS DO VLT DE SALVADOR NÃO VÃO TER CATRACAS DE COBRANÇA

LIZANDRA MUNIZ - 28/12/2023 16:31

A chegada do modal VLT (veículo leve sobre trilhos) em Salvador trará uma grande inovação para o sistema transporte público da cidade. Em 29 das 35 paradas do sistema não haverá catracas para a cobrança de tarifas. Os passageiros poderão entrar sozinhos e apenas aproximar seu cartão de passagem em uma máquina validadora.

Esse modelo de cobrança é comum nos chamados “trams” da Europa, semelhante ao VLT, onde os usuários realizam o pagamento usando o cartão de passagem. Em Paris, na França, a máquina de cobrança de passagem fica instalada dentro dos vagões. Em outras localidades, a tarifa é paga do lado de fora dos trens.

A ideia é que, na Bahia, as máquinas validadoras sejam instaladas dentro nos vagões do VLT, onde os passageiros voluntariamente aproximem seus cartões ou mesmo celulares, para efetuar o pagamento da tarifa.

A empresa que gerencia o sistema vai fiscalizar quem pagou ou não a passagem. O mesmo já ocorre nos mesmos tipos de transporte instalados nas cidades de Santos, no litoral paulista, e do Rio de Janeiro. No que diz respeito do VLT Carioca, quem for flagrado em um dos vagões sem ter pago a tarifa pode ser obrigado a pagar uma multa de R$ 170 ou de R$ 255, em caso de reincidência.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.