domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COM MILEI, COMBUSTÍVEIS SOBEM 60% NA ARGENTINA E PREÇOS DAS FRALDAS DOBRAM

João Paulo - 26/12/2023 06:59

Nas últimas duas semanas, o dono de um moderno bar de vinhos em Buenos Aires viu o preço da carne bovina subir 73%, e o custo da abobrinha que ele coloca nas saladas aumentou140%. Uma motorista do Uber pagou 60% a mais para encher o tanque. E um pai disse que gastou o dobro do mês passado em fraldas para seu filho. Na Argentina, país sinônimo de inflação galopante, as pessoas estão acostumadas a pagar mais por quase tudo. Mas sob a liderança do novo presidente do país, Javier Milei, a vida está se tonando rapidamente ainda mais dolorosa. Quando Milei foi eleito presidente, em 19 de Novembro, o país sofria com a terceira maior taxa de inflação do mundo, com 160% de aumento dos preços em relação ao ano anterior.

Mas desde que Milei assumiu o cargo, em 10 de dezembro, e rapidamente desvalorizou a moeda argentina, os preços dispararam a um ritmo tão acelerado que muitos habitantes passaram a fazer novos cálculos sobre como as suas empresas ou famílias podem sobreviver a uma crise econômica ainda mais profunda. — Desde que Milei venceu, ficamos preocupados o tempo todo — disse o professor de filosofia do Ensino Médio Fernando González Galli, de 36 anos.

Galli tem tentado reduzir custos sem piorar a vida de suas duas filhas, de 6 anos e 18 meses. Para economizar, mudou até mesmo para uma marca de fraldas mais barata. Sempre que recebe, o professor corre para gastar seus pesos argentinos antes que seu valor se desvalorize ainda mais. — Assim que recebo meu salário, compro tudo que posso — disse ele. Nahuel Carbajo, de 37 anos, proprietário do Naranjo Bar, um badalado bar de vinhos em Buenos Aires, disse que, como a maioria dos argentinos, ele se acostumou com os aumentos regulares de preços, mas na semana passada foi muito além do que estava acostumado.

Desde que Milei venceu, o preço do bife premium que Carbajo serve disparou 73%, para 14.580 pesos, ou cerca de US$ 18, por quilo, cerca de £ 2,2 ; uma caixa de 5 quilos de abobrinhas passou de 6.500 para 15.600 pesos; e o abacate custa 51% a mais que no início deste mês. — Não há forma de os salários ou os rendimentos das pessoas se adaptarem a essa velocidade — disse Carbajo.

O porta-voz de Milei, Manuel Adorni, disse que a aceleração da inflação era a consequência inevitável de finalmente consertar a distorcida economia da Argentina. — Ficamos com uma infinidade de problemas e questões não resolvidas que precisamos começar a resolver — disse ele — Inevitavelmente, passaremos por meses de inflação elevada.

 

Foto: Emiliano Lasalvia/AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.