quarta, 18 de setembro de 2024
Euro 6.0636 Dólar 5.4665

LULA INDICA SEGUNDA MULHER NEGRA PARA SER MINISTRA DO TSE; A ESCOLHIDA É BAIANA

LIZANDRA MUNIZ - 22/12/2023 17:19

Nesta sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a segunda mulher negra para ocupar o cargo de ministra no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A advogada Vera Lúcia Santana Araújo, de 63 anos, foi selecionada a partir de uma lista tríplice, encaminhada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ao chefe do Executivo. A advogada Edilene Lôbo, foi a primeira a ser escolhida também pelo petista, em junho deste ano.

A nova ministra chega ao tribunal para assumir a vaga, que foi deixada por Maria Claudia Bucchianeri, que deixou a corte em agosto. Araújo, que assumirá a vaga como substituta, trabalhará com os titulares do TSE, que são Alexandre de Moraes, Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia, Raul Araújo, Isabel Gallotti, André Ramos Tavares e Floriano Azevedo.

Vera Lúcia Santana Araújo, Nascida em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, Vera Lúcia Santana Araújo tem 40 anos de advocacia e era um dos nomes indicados pela Coalizão Negra por Direitos para ocupar o cargo de ministra do STF. Lula, por sua vez, optou pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Araújo tem vasta experiência com movimentos populares, tendo trabalhado nas áreas privada e pública do direito, ocupando, inclusive ocupando cargos jurídicos no âmbito da administração pública federal e do Distrito Federal.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.