domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CELULAR SEGURO: AO MENOS 30% DOS USUÁRIOS NÃO ADICIONARAM NENHUM APARELHO; VEJA COMO CADASTRAR

João Paulo - 22/12/2023 06:57

O Celular Seguro, serviço com o qual o governo quer inibir roubos de smartphones, tem 401.450 CPFs cadastrados. Mas apenas 282.290 aparelhos foram adicionados na plataforma desde o lançamento, na terça-feira (19). A diferença nos números aponta que ao menos 30% dos usuários cadastrados não adicionaram nenhum celular às suas contas – e, como cada usuário pode adicionar mais de um aparelho, o percentual de usuários sem dispositivos cadastrados pode ser maior.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (21) pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli. “Algumas pessoas estão se cadastrando, mas esquecendo de registrar o celular”, afirmou. “Todos os dados são protegidos, de acordo com a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados]”.

Desde o anúncio da plataforma, o governo fez alertas sobre segurança:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública destacou que não envia links para cadastro no sistema e que criminosos estão divulgando links fraudulentos do site – o serviço só pode ser acessado pelo site celularseguro.mj.gov.br ou pelos aplicativos para Android e iPhone (iOS);

Ainda segundo o ministério, os dados cadastrados no Celular Seguro não serão usados por nenhum órgão do governo federal, e não é possível acessar informações armazenadas nos celulares.

Para acessar o Celular Seguro, é preciso visitar o site e, em seguida, clicar em “Login com gov.br” para inserir login e senha – veja como funciona o gov.br. A página permite cadastrar telefones, pessoas de confiança e ocorrências. Veja abaixo como cadastrar um celular:

  • Na tela inicial, clique em “Registrar Telefone”;
  • Selecione a opção “Cadastrar Telefone”;
  • Insira dados sobre o aparelho, como marca, modelo, número e operadora;
  • Clique em “Cadastrar”.
  • Aplicativo do governo vai facilitar bloqueio de celular roubado

 

 

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.