sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

GONET ASSUME PGR E PROMETE MANTER ‘FIEL A LIMITES DA CONSTITUIÇÃO’

João Paulo - 18/12/2023 12:58

O novo Procurador Geral da República assumiu o comando da instituição hoje com presença de Luis Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil. Paulo Gonet fez um discurso em que citou a “responsabilidade” de resgatar o passado do Ministério Público da União e “o futuro a preparar” à frente da instituição. O novo PGR também afirmou que o órgão não deve buscar “nem palco nem holofote” em sua atuação.

Lula discursa na posse de novo PGR: ‘MP é uma instituição tão grande que nenhum procurador pode brincar com ela’ — Penso nas mesmas responsabilidades que a chefia do MPU implica, pois temos um passado a resgatar, e um futuro a preparar — disse em sua fala. Segundo Gonet, “não há respeito pleno da dignidade, sem que reconheçamos a responsabilidade de cada qual pelos atos que praticam ou que omitem”.

Ao falar sobre a atuação da PGR, o novo procurador-geral enfatizou a necessidade de uma atuação com responsabilidade. — No nosso agir técnico, não buscamos palco nem holofotes mas temos o dever de haver de ser fieis ao que nos delega o Constituinte e nos outorga o Legislador — disse.

Gonet afirmou que o Ministério Público vive um momento crucial na construção da democracia. Em seu discurso, o novo procurador-geral da República ressaltou: — Somos os corresponsáveis de toda a ordem jurídica, social e política e somos os corresponsáveis pelo estímulo aos valores republicanos — disse — A defesa constante aos direitos inerentes a dignidade deve ser o nosso norte intransigente.

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.