quarta, 02 de abril de 2025
Euro 6.19195 Dólar 5.7126

ONDA DE CALOR DEIXA ALERTA PARA MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE SECA

João Paulo - 15/12/2023 07:20

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a seca no interior da Bahia já atrapalha a agricultura em 247 municípios e é uma das maiores preocupações do órgão na região Nordeste. O coordenador-geral de operações do Cemaden, Marcelo Seluchi, explica que a combinação das altas temperaturas com a ausência de chuvas em determinadas áreas do estado influenciam as condições alarmantes. “Essa onda de calor não vai ser tão intensa como a outra [a de novembro]. Por isso, atribuo a situação da seca mais à precipitação do que a altas temperaturas. No entanto, cada vez que nós temos uma onda de calor e temperaturas acima da média há um aumento do estresse da vegetação”, explica.

Para mitigar impactos ambientais naturais, Seluchi pontua a necessidade de um planejamento estratégico. Previsto desde o ano passado, o El Niño é um dos principais fatores que causam a seca no estado. “Prevendo a seca em 2023 por causa do El Niño, os reservatórios foram enchidos na sua capacidade máxima, como o reservatório de Sobradinho. Isso permite guardar água para um período de mais seca”, diz. A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil do estado, solicitando o número de municípios em estado de seca e quais medidas seriam tomadas após o anúncio da quinta onda de calor, no entanto, não obteve respostas.

Em nota oficial, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) informou que mais de 100 mil animais morreram por causa da seca no estado, de acordo com o último levantamento. A Faeb afirma que “buscou o diálogo com todas as instituições que têm ligação com a atividade rural e emitiu alerta sobre os efeitos da seca no estado, entre eles: a elevação do preço da cesta básica e o aumento do desemprego.”

Foto: Henrique Mendes/G1

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.