quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

CASA NOVA: PREFEITO É MULTADO PELO TCM

Redação - 22/02/2022 16:21

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram, nesta terça-feira, 22, denúncia apresentada contra o prefeito de Casa Nova, Wilker Oliveira Torres, em razão do acúmulo de cargo por servidora pública, no período de 2018 a 2020.

O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. O gestor também foi multado em R$2 mil.

De acordo com a denúncia, a servidora Aracy Borges Ferreira atuava, ao mesmo tempo, como servidora efetiva no cargo de auxiliar de enfermagem no município de Casa Nova e exercia o cargo temporário de técnico/auxiliar da área de saúde na Prefeitura de Remanso, ambos com carga horária de 40 horas semanais, apesar dos municípios encontrarem-se distantes 140 km, fato que, por si só, impossibilitaria o cumprimento da carga horária em cada município.

Para o conselheiro Fernando Vita, a carga horária de trabalho exercida pela servidora Aracy Borges Ferreira – 80 horas semanais –, ultrapassa o razoável, vez que para cumpri-la, a profissional supostamente trabalhava 16 horas por cinco vezes na semana, em municípios distintos.

O gestor também não apresentou argumentos suficientes para comprovar que a acumulação ocorre sem prejuízo ao interesse público. A fundamentação do gestor confirma a situação irregular, diante dos diversos descontos no pagamento da servidora em decorrência de faltas não justificadas.

O Ministério Público de Contas, por intermédio do procurador Guilherme Costa Macedo, também se manifestou pela procedência da denúncia.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.