Na manhã desta quarta-feira (13), Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e responsável pelo projeto de requalificação e restauro do Elevador lacerda, deu detalhes sobre a obra, durante assinatura da ordem de serviço para o início das intervenções.
“O que nós estamos fazendo hoje é um restauro do elevador. Não é uma grande obra, uma grande mudança. Estamos recuperando aquelas características originais do elevador, ou seja, estou falando de 1930. O elevador é de 1873, mas a gente recupera a arquitetura da ampliação de 1930. Primeiro, a gente recupera essas duas varandas, onde estão hoje a Cubana. Essa área era aberta. Chamavam na época de varandas. A gente traz a [sorveteria] Cubana para a área central. Essa é a grande mudança: trazer a fachada original aqui da Praça Municipal”, detalhou Scofield.
Scofield ainda firmou que, na restauração interna, serão usados revestimentos que se assemelham à cor e ao material utilizados na reforma de 1930. “Externamente será recuperado apenas o que fora deteriorado com o tempo”, declarou.
Foto: Maysa Polcri/CORREIO