sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EMICIDA E MANO BROWN ESTRELAM FORTE MOMENTO NO MEN OF THE YEAR

Bruno Alves - 07/12/2023 11:23 - Atualizado 07/12/2023

O rapper Mano Brown ganhou a categoria ícone do ano no ‘Men Of The Year’, encerrando a cerimônia desta terça-feira (5), no Hotel Rosewood, em São Paulo

Antes de premiar o líder do mais importante grupo de rap do país, Emicida fez um discursos no qual relembrou o primeiro encontro com os Racionais no palco e a influência de Mano Brown em sua história e na vida de outros jovens negros pobres brasileiros.

“Quando eu subi no palco com vocês pela primeira vez no Rio de Janeiro, você não salvou só eu, salvou uma geração inteira. A quebrada escuta Racionais de um jeito e a quebrada escuta de outro. Enquanto os boys escutam Racionais e falam ‘os caras são carrancudos, são mal humorados’, pra nós Racionais sempre significou vida, amor, união, perseverança, ‘levanta a cabeça e segue em frente, não desista de você’. Foi isso que você, o Ice Blue, o Ed Rock, o Kl Jay fez com cada um de nós”, disse Emicida.

E prosseguiu:

“Vocês deram um país para nós lutarmos. Mostraram para nós que vale a pena lutar por um país, cerrar nossos punhos, usar nossa inteligência para construir um mundo que a gente acredita que merece. ‘Jamais aceite um país menor do que vocês merecem’, foi isso que vocês falaram e vêm falando para todos os moleques pretos de quebrada desde que começaram. Eu nunca me imaginei aqui entregando esse troféu para você, mas hoje estou aqui como um molequinho que perdeu o pai de um jeito muito violento aos seis anos de idade e que encontrou no disco de rap que ele tinha uma figura paterna. E essa figura paterna fez com que eu estivesse aqui hoje. Sem você, eu não existiria. Muito obrigado, Mano Brown.”

Emicida não é estranho ao prêmio, tendo recebido o ‘Homem do Ano’ na categoria ‘Música’ em 2021. “A única coisa que a gente queria é que as pessoas não desistissem do sonho delas, que elas acreditassem desde criança, que vissem uma pessoa igual a elas e pensassem ‘eu sou foda igual essa pessoa'”, disse o cantor e produtor durante seu discurso na ocasião.

Ao receber o prêmio de Ícone do Ano, Mano Brown relembrou sua trajetória e celebrou a nova geração de artistas e comunicadores com origens semelhantes a sua.

“Quantas vezes eu me senti menos homem. Quantas vezes eu tive que lutar para me sentir homem. Quantas vezes a Eliane colocou seis reais do lado do meu travesseiro para que eu pudesse sair e procurar emprego. Notas de dois, notas de um. Esses 35 anos, quantas coisas a gente passou… Eu também não me imaginava aqui, igual o Emicida. O normal seria eu falar: pô, não vou. Vou ficar assistindo jogo [de futebol]. Tenho vergonha, essa roupa não vai me servir e tal. Mas eu entendo também que tenho que abrir espaço para que outras gerações venham. Me sinto representado por vocês. Cabelinho, Mitico, Emicida”, afirmou.

Ao final, o rapper celebrou o reconhecimento e destacou que “a luta continua”: “É um grande momento pra mim, sim. Muito especial. E a luta continua, sem afrouxar a corda. Não tem guerra ganha, jogo ganho. Só acaba quando termina mesmo. E segue o jogo. Obrigado.” Finalizouy.

Foto/Reprodução: Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.