domingo, 03 de março de 2024
Euro 5.3757 Dólar 4.9545

EM NOTA, MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA SE DIZEM ‘ENGAJADOS’ EM FECHAR UM ACORDO COMERCIAL

LIZANDRA MUNIZ - 07/12/2023 17:59 - Atualizado 07/12/2023

Nesta quinta-feira (07), o Mercosul e a União Europeia divulgaram uma nota conjunta, em que afirmam estar comprometidos com a conclusão do acordo comercial.

A negociação entre os dois grupos tem sido realizada há mais de 20 anos. Em 2019, as partes chegaram a um acordo, o qual foi discutido com mais aprofundamento a fim de chegar à aprovação final.

Desde então, o procedimento tem experimentado progressos e obstáculos. Durante a conferência do clima COP 28, realizada em Dubai, o presidente da França, Emmanuel Macron, expressou sua posição contrária ao acordo.

A declaração de Macron diminuiu as chances de conclusão do acordo ainda este ano. Em seguidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é a favor da cooperação com a UE, fez uma visita oficial à Alemanha, um dos países mais poderosos do bloco europeu. Após conversar com o chanceler alemão, Olaf Scholz, Lula disse que ainda tinha esperanças de que o acordo fosse finalizado.

“A UE e o Mercosul estão engajados em discussões construtivas com vistas a finalizar as questões pendentes no âmbito do Acordo de Associação”, diz o texto.

“Nos últimos meses, registaram-se avanços consideráveis. As negociações prosseguem com a ambição de concluir o processo e alcançar um acordo que seja mutuamente benéfico para ambas as regiões e que atenda às demandas e aspirações das respectivas sociedades”, completou a nota.

(G1)

 

 

Foto: PAULO CARNEIRO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.